Imagem por @ YuriArcursPeopleimages / freepik
O salário maternidade é uma proteção que permite que o trabalhador pare com suas atividades laborais pra cuidar do filho ou se recuperar fisicamente e psicologicamente de um nascimento, adoção ou aborto.
Portanto, este benefício nada mais é do que um auxílio para que trabalhadoras não fiquem sem ajuda financeira.
Todavia, há mais de uma maneira de ser um contribuinte do INSS. Uma delas é ser contribuinte facultativo. Nessa modalidade, a pessoa contribui, porém, não exerce nenhuma atividade remunerada.
Alguns exemplos são estudantes acima de 16 anos, donas de casa, síndicos, desempregados, bolsistas e estagiários, brasileiros que vivem no exterior, etc.
Sendo assim, toda pessoa que paga mensalmente o INSS pode usufruir dos benefícios da autarquia. Todavia, o salário maternidade também está incluído nessa modalidade?
Leia também: Salário Maternidade: Todas As Mães Tem Direito Ao Benefício?
Trata-se de um direito garantido por lei e é assegurado pelo INSS. O tempo de duração dele irá variar dependendo da situação. Concede-se o benefício nos seguintes casos:
O salário maternidade é um benefício destinado a seguradas do INSS que trabalham com carteira assinada.
Contudo, está incluso nisso empregadas domésticas, segurados especiais, trabalhadores avulsos, contribuinte facultativo e individual.
Portanto, respondendo a principal dúvida deste texto, o contribuinte facultativo tem direito, sim, ao salário-maternidade.
Se você trabalha por conta própria e é contribuinte individual, facultativo ou segurado especial rural, deverá comprovar a carência mínima de 10 meses seguidos de contribuições.
O valor do benefício corresponde a média paga nas últimas 12 contribuições ao INSS.
Para quem é contribuinte facultativo do INSS, o pedido de entrada no salário-maternidade deve ser feito pelo INSS, seja presencialmente em algum posto físico da instituição ou pela internet no site do INSS.
Pela internet siga os passos:
Ebook Direitos Trabalhistas
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, conheça o nosso ebook.
LINK: https://bxyz.me/direitos-trabalhistas?utm_source=afiliados&utm_campaign=edt_hotmart&ref=X66265763G
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…