O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas sancionou nesta terça-feira (31), o projeto de lei que garante o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS.
A proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado em dezembro do ano passado, é uma notícia aguardada por pacientes e pesquisadores.
A ciência já comprovou a eficácia da substância para uma série de doenças. O Governador Tarcísio de Freitas informou que agora a Secretaria de Estado da Saúde vai ser responsável por regulamentar e dar as diretrizes da Lei.
Leia Também: A importância da educação digital e segurança da informação para o SUS
Segundo Tarcísio, o desafio agora, é transformar a lei em política pública, e que ela seja efetivamente efetiva e que chegue efetivamente as pessoas que mais precisam.
O objetivo da lei é justamente democratizar o uso de cannabis medicinal, hoje os pacientes que precisam fazer uso dessa medicação precisam travar uma verdadeira batalha judicial.
Além disso é um medicamento caro, custa em média R$1.500, ou seja inacessível para a maioria da população. Esse projeto de lei é um projeto polêmico que enfrentou muita resistência na Assembleia Assembleia Legislativa de São Paulo principalmente por conta da base conservadora que ajudou a eleger Tarcísio de Freitas.
Durante a coletiva de imprensa, o governador afirmou que essa situação não causará atrito com a base conservadora, ele disse que não se trata de ser conservador ou não, e sim de uma política pública de saúde.
Leia Também: Mais de 90% dos novos casos de hanseníase registrados nas Américas ocorreram no Brasil
A lei autoriza o uso medicinal e a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol no Sistema Único de Saúde do Estado, os remédios deverão ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e deverão ser distribuídos a pacientes com prescrição e laudo médico.
Também será exigido um atestado comprovando que não tem condições financeiras para comprar o medicamento, o governo de São Paulo montou um grupo de trabalho para agora regulamentar a lei.
A Secretaria de Estado da Saúde será responsável por implementar as diretrizes, como cadastro de pacientes que serão beneficiados, de acordo com especialistas o uso de medicamentos a base de canabidiol traz benefícios à saúde de pessoas com, autismo, Parkinson, Alzheimer além de doenças raras.
Os produtos a base de canabinoides eles vem da planta cannabis que contém vários compostos, canabidiol é um composto psicoativo, porém ele não causa euforia.
A importação de produtos com canabidiol começou a ser aprovada pela ANVISA em 2015, em São Paulo antes da lei sancionada pelo Governador Tarcísio de Freitas paciente só conseguiam a medicação mediante decisão judicial.
Quando o governo disponibiliza esse medicamento através do SUS, uma população muito maior terá disponibilidade a esse medicamento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…