Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O saque-aniversário do FGTS 2021 já está liberado para os nascidos em junho que aderiu à modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Neste caso, o trabalhador que nasceu neste mês já pode retirar o dinheiro. O trabalhador não será obrigado a optar pelo saque-aniversário, e quando optar pela modalidade, deverá informar a Caixa Econômica Federal. Ao escolher a modalidade, o trabalhador pode retirar uma parte do saldo das suas contas do FGTS.
Num momento de crise como estamos vivendo no Brasil atualmente, um dinheiro extra é sempre bem-vindo. No entanto, é bom lembrar que, quem escolhe o saque-aniversário perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo se for demitido.
Tendo apenas o direito ao acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa, também sendo possível, o saque para compra da casa própria, aposentadoria ou doença grave.
Para aderir ao saque-aniversário e ter acesso à parte do saldo depositado nas contas do FGTS, termina sempre no último dia do mês do nascimento do trabalhador. O prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso à parte do saldo depositado nas contas neste ano termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…