Imagem por @gustavomelossa / freepik / editado por Jornal Contábil
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, vem reforçando continuamente o seu desejo de acabar com o saque-aniversário do FGTS, e garantiu que o governo Lula irá apresentar ao Congresso alternativas para alterar a lei que libera os saques.
Marinho relatou ter ouvido reclamações de trabalhadores que, após aderirem ao saque anual criado por Bolsonaro, foram demitidos e não puderam sacar o FGTS como sempre fizeram antes. O ministro já chegou a propor, inclusive, acabar com o saque-aniversário até para quem já optou por essa modalidade.
Leia também: FGTS: Saiba se a empresa está depositando o seu Fundo de…
Em contrapartida, e enquanto não se tem uma decisão sobre os rumos desta modalidade de saque do FGTS, foi apresentado na Câmara o Projeto de Lei 704/23. Os autores da proposta são os deputados do Novo Marcel Van Hattem (RS), Gilson Marques (SC) e Adriana Ventura (SP). O texto do PL prevê a correção anual, conforme a variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), das faixas de saldo e das parcelas adicionais na modalidade saque-aniversário no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mantidos os limites das alíquotas vigentes.
Os parlamentares argumentam que o mais adequado é que a lei estabeleça as condições para alteração de faixas, alíquotas e parcelas adicionais, assegurando transparência e previsibilidade. E que não seja através de um decreto.
O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Lei do FGTS. Essa norma permite que o trabalhador faça um saque anual, no mês do aniversário, no valor de 5% a 50% do saldo, conforme faixas. Pessoas com saldo menor receberão percentual maior do que pessoas com saldo maiores.
A proposta ainda será despachada para análise das comissões da Câmara e somente depois é que vai a plenário para votação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…