Chamadas

Saque-aniversário é alvo de golpe no app do FGTS

O saque-aniversário é um benefício que permite que o trabalhador faça uma retirada anual de parte do seu saldo das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), no mês de seu aniversário.

Como o acesso ao valor é opcional, o trabalhador precisa solicitar o saque entre o primeiro e o último dia útil do mês do seu nascimento.

O pedido pode ser feito através do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS), ou pelo site do Fundo de Garantia. Quem perder o prazo do saque-aniversário só poderá fazer uma nova solicitação no próximo ano, novamente em seu mês de aniversário.

É justamente o app de FGTS que tem sido a arma principal de pessoas mal intencionadas a aplicarem golpes, voltando suas atenções para a modalidade saque-aniversário.

Como funciona o novo golpe?

Os fraudadores conseguem o acesso ao aplicativo do FGTS da vítima e fazem a opção pelo saque-aniversário. Os golpistas conseguem dessa forma realizar saques e até mesmo pedir empréstimo. Eles provocam um grande estrago na vida do trabalhador, que vai ficar sem poder retirar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa. 

O mais surpreendente é que a maioria das vítimas não tinham cadastro dentro do aplicativo, ou seja, os golpistas utilizam um outro número de celular e e-mail.

Segundo o Jornal o Globo, o golpe não é novo, existem relatos desde 2020 deste tipo de ação, de lá para cá, os números de reclamações  só aumentam.

Como se prevenir

Se você ainda não tem acesso ao aplicativo, faça o seu cadastro. Baixe o app do FGTS na loja de aplicativos do seu celular e siga os passos que vão ser solicitados, informando os dados como: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.

Caso o acesso seja liberado, confira se o saque-aniversário está ativado. Se estiver sem que você tenha solicitado, procure uma agência da Caixa Econômica Federal e informe o que não pediu pela modalidade.

Segundo a Caixa, se você suspeitar de uma fraude na adesão ao saque-aniversário, será possível ter o direito de apurar para que seja possível retornar ao saque-rescisão. Esse ao banco tem o prazo de 15 dias úteis para ser analisado.

Saque-Aniversário do FGTS

A adesão ao Saque-Aniversário é opcional. Quem não optar pela adesão permanece na sistemática padrão, que é o Saque-Rescisão. 

A sistemática é opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

Caso o trabalhador queira desistir do saque-aniversário, pode pedir à Caixa para retornar ao saque-rescisão, no entanto,  a mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno.

O banco também informou que quando o trabalhador optar pela sistemática de saque, seja ela o Saque-Aniversário ou o Saque Rescisão, enquanto estiver vigente, alcançará todos os contratos de trabalho. Assim, se um novo contrato de trabalho for firmado enquanto o trabalhador estiver na modalidade Saque-Aniversário, ele fica regido por essa modalidade de saque até que o trabalhador solicite a mudança e se cumpra o período de carência.

Da mesma forma, se o trabalhador for demitido na vigência do Saque Aniversário, receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais, ainda que opte pelo retorno ao Saque-Rescisão e passe o período de carência.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

12 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

13 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

19 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

19 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

19 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

19 horas ago