Chamadas

Saque do PIS/Pasep esquecido e outras oportunidades pelo aplicativo do FGTS

Estamos passando por uma crise econômica e nestes momentos nada melhor do que  conhecer alternativas para levantar algum dinheiro extra para ajudar nas contas pessoais e da casa. O aplicativo FGTS da Caixa pode ajudar com o resgate do PIS/Pasep e outros benefícios ligados ao fundo de garantia.

O aplicativo, que pode ser instalado gratuitamente nos smartphones Android e iOS, tem como função principal mostrar a posição das contas de FGTS que o cidadão possui. Geralmente existe um extrato para cada emprego / empregador ao longo da vida do trabalhador.

Oportunidades pelo aplicativo do FGTS

Através do app é possível, por exemplo, exportar todos os extratos para efeito de histórico ou para oportunidades como a Revisão do FGTS que pode render, em média, 10 mil reais a mais para cada cidadão e pode ser calculada com o uso dos extratos através do serviço LOIT FGTS – fgts.loitlegal.com.br.

O fundo de garantia por tempo de serviço — FGTS — é uma poupança compulsória criada para dar ao trabalhador uma segurança em situações como uma demissão sem justa causa, mas que pode ser utilizado em situações previstas na legislação, tais como a compra de um imóvel

Recentemente o governo passou a utilizar o FGTS para ajudar a reduzir o efeito de crises como a que estamos passando e criou modalidades de saque como o aniversário e o saque emergencial.

Já o PIS é uma contribuição paga pelas empresas a um fundo destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e o Pasep na esfera pública. Em 2019 o governo liberou o saque de cotas do PIS e do Pasep para trabalhadores CLT da época entre 1971 e 1988. 

São cerca de R$ 24 bilhões em cotas que estão disponíveis para 10 milhões de pessoas e o valor médio é de 2,3 mil reais por pessoa, segundo a Caixa, mas, assim como a revisão do FGTS, depende do período trabalhado e do salário recebido na época.

Quem tiver direito ao saque receberá uma mensagem no aplicativo FGTS dizendo “Você possui saque disponível”. 

Então, basta clicar em solicitar saque do PIS/Pasep e escolher como quer receber, pois o valor pode ser depositado em qualquer banco. Quem preferir receber pessoalmente, em dinheiro, pode sacar com o Cartão Cidadão até o limite de R$ 3 mil nas casas lotéricas ou caixas eletrônicos da Caixa.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

2 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

3 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

4 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

6 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

7 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

7 horas ago