Chamadas

Saque Emergencial do FGTS vai ou não ser liberado este ano?

O Saque Emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado através da Medida Provisória 946, que em 2020, permitiu que os trabalhadores pudessem resgatar até um salário mínimo das contas relativas ao fundo, para apoiar os trabalhadores no enfrentamento da pandemia.

A medida que no ano passado liberou o pagamento de R$ 36,5 bilhões do saque emergencial do FGTS para mais de 51,1 milhões de trabalhadores, que receberam automaticamente o recurso ou solicitaram o crédito pelo aplicativo FGTS, também é aguardada por muitos trabalhadores este ano.

Expectativa do saque emergencial 2021

Os trabalhadores possuem expectativas para o saque emergencial este ano, pois o governo ainda no final de 2020, elaborou um grande plano de contingência aos avanços da pandemia para este ano de 2021.

Dentre as medidas cotadas, como a antecipação do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS, o governo também especulou a liberação de uma nova rodada do saque emergencial do FGTS para este ano.

Ainda nos primeiros dias do ano, membros do governo chegaram a especular que os primeiros dias do ano seriam fundamentais para avaliação da necessidade do saque emergencial do FGTS, contudo de lá para cá, pouca informação concreta, de fato veio a ser liberada sobre o benefício.

Terá ou não o saque emergencial este ano?

Infelizmente não! O Ministério da Economia, não prevê a liberação de uma nova rodada do saque emergencial do FGTS este ano.

“Não há liberações extraordinárias de saldos do FGTS sendo consideradas no momento. Outras medidas de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia estão sendo priorizadas”, afirmou o Ministério da Economia em nota.

O fato ocorre, pois, quando o governo anunciou uma nova rodada de saques do FGTS, diversos benefícios emergenciais estavam chegando ao afim, como o próprio auxílio emergencial e o programa de suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada e salário, que voltaram inclusive  em 2021.

Sendo assim, o governo não considera a liberação do saque emergencial do FGTS uma medida tão assertiva quanto as medidas que foram reeditadas este ano. Além disso, existia uma grande preocupação de que a liberação do saque emergencial do FGTS este ano, poderia comprometer seriamente a sustentabilidade do programa que agora.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

2 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

4 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

5 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

6 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

7 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

7 horas ago