Imagem por @Luis Lima Jr / freepik / editado por Jornal Contábil
O Governo Federal liberou o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para mais de 42 milhões de trabalhadores. O saque será possível de acordo com o saldo disponível nas contas do fundo.
O trabalhador não é obrigado a realizar o saque de até R$ 1.000. Isso porque o saque extraordinário é opcional. Para quem não quiser resgatar a quantia poderá informar a Caixa Econômica Federal por meio de seus canais de atendimento.
O saque extraordinário do FGTS, liberado pelo governo federal, pode ser feito por todos os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas do FGTS.
A Caixa liberou um calendário que transferiu os recursos para uma poupança digital criada para os trabalhadores, no aplicativo Caixa Tem.
As liberações já foram encerradas, no entanto, o saque extraordinário do FGTS continuou disponível nas contas dos trabalhadores que ainda não fizeram o saque.
O dinheiro pode ser acessado e movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Porém, o trabalhador que não movimentar ou retirar os valores até 15 de dezembro de 2022, o dinheiro será devolvido às contas vinculadas do FGTS.
O saque extraordinário do FGTS é liberado de forma automática em uma conta criada pela Caixa em nome do trabalhador.
Para que a pessoa tenha acesso ao dinheiro, será preciso entrar no aplicativo Caixa Tem. Em seguida, faça um login no aplicativo. De acordo com a Caixa, será possível usar o valor do saque extraordinário do FGTS para compras, transferências, saques, entre outros.
Nos casos em que o valor não é creditado de forma automática, o trabalhador precisa fazer a solicitação do saque extraordinário do FGTS através do aplicativo do FGTS.
Se você deseja saber o seu saldo do FGTS, basta acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS). Você poderá baixar o aplicativo de forma gratuita.
O dinheiro do saque extraordinário poderá ser visualizado pelo trabalhador por meio do aplicativo Caixa Tem.
Pelo site
Pelo aplicativo:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…