Saques do FGTS: Como pode servir para abrir seu negócio próprio

No Brasil, o número de MEIS despontou em março. O país conta já com mais de 8,1 milhões de microempreendedores formalizados. Especialistas apontam que a liberação do saque do FGTS pode ser um incentivo para abrir ou impulsionar o próprio negócio

Em outubro começa o cadastro para os interessados em receber parte do FGTS por meio dos chamados saques-aniversário. Temos fontes à disposição para repercutir como esse momento é propício para incentivar o sonho de ser dono do próprio negócio, que se torna mais recorrente a cada ano mais recorrente no Brasil. Em meio à onda de desemprego que atinge mais de 12 milhões de pessoas, conforme o IBGE, este ano o país alcançou a marca recorde de 8,1 milhões de MEIs (Microempreendedores individuais).

As medidas econômicas têm previstas duas modalidades de acesso ao fundo. O primeiro é uma retirada imediata, de até R$ 500 para contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos antigos). Já por meio do saque aniversário, cujo cadastro começa em outubro e o dinheiro fica disponível a partir de 2020, o brasileiro terá a opção de sacar uma parte do FGTS todos os anos, mas, em contrapartida, perde o direito de receber todo o dinheiro em caso de demissão.

O especialista em empreendedorismo e negócios, Manoel Suhet, CEO do Global Business INSTITUTE (GBI), explica que esse dinheiro pode servir de incentivo para o empreendedor e o microempreendedor individual. “Esse montante tem como ser o pontapé inicial para começar o próprio negócio, como pode ainda ser um capital inesperado para aprimorar um empreendimento que já existe e está precisando de novos investimentos”, explica.

A liberação dos saques deve abranger 96 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Economia. O calendário divulgado pelo governo indica que a partir de 13 de setembro, os valores começam a ser liberados. Atualmente, há cerca de 260 milhões de contas ativas e inativas no FGTS. Desse total, cerca de 211 milhões (80%) têm saldo de até R$ 500. A previsão é que, em um período de 12 meses, R$ 42 bilhões sejam injetados na economia.

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OPORTUNIDADES COM O FGTS

Para o trabalhador que exerce funções enquadradas nas atividades de microempreendedor, é uma chance de tornar o próprio negócio mais formal. “Com o saque liberado, é importante que as pessoas mantenham a essência da função deste dinheiro do FGTS. Ele tem o intuito de oferecer uma zona de segurança em um momento de vulnerabilidade econômica. Em vez de gastar esse dinheiro em projetos de curto prazo, o momento pode ser ideal para concretizar a iniciativa empreendedora e criar um MEI, por exemplo”, sugere Manoel Suhet.

Para realizar o cadastro como MEI, os empresários não podem faturar mais que R$ 81 mil mensais e devem pagar uma contribuição mensal entre R$50,90 e R$55,90. Em contrapartida, se tornam autônomos legalizados, com impostos menores, direto a aposentadoria, auxílio doença e auxílio maternidade.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado global, Antonio Miranda, orienta os empreendedores. “Com esse dinheiro ‘extra’ talvez seja a hora de começar um negócio ou de dar um plus na empresa. Investir em pesquisa de mercado e estratégia de marketing para averiguar o que pode ser lançado ou adequado para atingir um novo universo de consumidores ou fazer com que a base existente de consumidores compre mais da sua empresa”, direciona o expert, que é diretor de marketing do GBI.

EMPREENDEDORES BRASILEIROS

O sonho de ter um negócio próprio é comum a 33% da população. Em 2018, dois em cada cinco brasileiros com idades entre 18 e 64 anos estavam a frente de um empreendimento ou desejavam iniciar a carreira de empresário. Ainda no ano passado, cerca de 52 milhões de brasileiros estavam envolvidos em uma atividade de empreendedorismo. Os dados mencionados são da mais recente pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que contou com o apoio do Sebrae.

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Os números apontaram ainda que, 56% dos brasileiros afirmam que o “medo de fracassar” não se configura como um argumento forte o suficiente que impediria a ideia de começar um empreendimento, caso essa decisão fosse tomada. “O brasileiro é criativo e tem ideias que podem se tornar grandes negócios desde que bem orientadas. O medo não paralisa, mas a ansiedade e a falta de orientação correta pode frustrar os planos. Para não cair na estatística de empresas que não sobrevivem, é preciso planejamento e uma estratégia sólida que facilite um negócio próspero”, explica

DO BRASIL PARA O MUNDO

O novo perfil dos empreendedores brasileiros mostra que, de fato, eles são destemidos. Cada vez mais atraídos pela globalização, uma pesquisa feita pela Apex-Brasil, levantou um dado sobre a estratégia de internacionalização de negócios: 60% dos empreendedores entrevistados têm planos para expandir a presença internacional ou abrir um novo negócio no exterior. Na mesma pesquisa, realizada com 229 empresas, 83,6% dos entrevistados reconheceram que a expansão internacional é altamente importante para empresa.

Com tamanha coragem, a criatividade do empreendedor brasileiro transpõe barreiras. “Nos Estados Unidos, temos diversos casos de empreendedores que apostaram na inovação e não teriam o mesmo sucesso caso estivessem no Brasil. Essa visão de internacionalização do negócio somente um profissional pode auxiliar o empreendedor a ter. Não existe fórmula mágica, mas planejamento é o primeiro passo”, complementa Manoel.

Mundo afora já são mais de 20 mil micros e pequenos empreendedores brasileiros formais, de acordo com levantamento mais recente do Ministérios de Relações Exteriores do Brasil – MRE. O principal destino dos brasileiros empreendedores ainda são os Estados Unidos, que concentra mais de 9 mil empresários do Brasil. O país norte americano é seguido de Japão, com 1,5 mil, e a França, com 1.320.

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*Sediado em Miami, o Global Business INSTITUTE (GBI) é formado por um time de empresários experts em internacionalização de negócios brasileiros para o exterior. Especialistas em pesquisa de mercado, planejamento e longevidade dos negócios, o time de empresários auxilia empreendedores brasileiros que buscam exportar suas marcas, produtos ou serviços na modalidade de consultoria corporativa.

Leonardo Grandchamp

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