Imagem por @freepik / freepik
Você sabia que pequenas mudanças ou mudanças simples podem trazer impactos muitos positivos para a sua vida? O mesmo se aplica ao mundo das finanças. Para manter sua saúde financeira em dia em 2020, você precisa mudar alguns hábitos e se atentar a alguns pontos. Abaixo separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse desafio. Acompanhe e anote!
1- Controle todos os seus gastos
As vezes ou, na maioria das vezes, você vai realizando compras sem perceber. Por isso que, é muito válido anotar todas as despesas que você tem, sejam fixas ou variáveis para controlar as saídas. Isso pode ser feito em um caderno, planilhas ou aplicativos. Consulte a fatura do extrato constantemente e faça comparativos com os outros meses, para analisar como andam as suas finanças, se tem conseguido controlar os gastos e fazer escolhas mais conscientes baseadas em prioridades.
2- Tenha uma poupança
Nunca sabemos quando teremos gastos extras, por isso que é muito importante ter um planejamento financeiro e se organizar. Poupar uma quantidade de dinheiro todo mês é muito importante para evitar imprevistos.
Além disso, guarde um dinheiro para os gastos do começo do ano como IPTU, IPVA, rematrículas, anuidades, materiais escolares, dentre outros. Se antecipar a esses gastos trará mais tranquilidade no começo do ano. Outra vantagem de guardar dinheiro é obter descontos no pagamento à vista e ter mais liberdade para investir em momentos prazerosos que te tragam bem-estar como viagens, restaurantes, etc.
3- Cancele alguns cartões de crédito
Se você tem mais de um cartão de crédito, avalie se realmente é necessário. Manter duas ou mais contas de cartão de crédito ativas podem ser gatilhos para você comprar mais. Evite ter mais de dois cartões e corte o limite do cheque especial para não gastar o que não tem e pagar juros altos lá na frente. Ter um único cartão facilita o controle dos gastos, uma vez que você tem todos os dados de entradas e saídas concentrados em um único extrato.
4- Renegocie suas dívidas
No caso de ter dívidas para pagar, é hora de encará-las e procurar renegociar. Ao conversar com o credor seja sincero e fale sobre situação financeira e quanto pode pagar. Mostre que está disposto a quitar suas dívidas e sugira o aumento do número de parcelas ou diminuição dos juros.
5- Evite comprar por impulso
Essa deveria ser a lei maior da contabilidade. A compra por impulso é uma das premissas dos brasileiros. O brasileiro já é conhecido por comprar por desejo e não por necessidade. Avalie e pense duas, três vezes se for necessário antes de realizar uma compra. Se for realmente necessário pesquise entre duas ou mais lojas para fazer a escolha mais adequada ao seu orçamento.
Dica extra do Jornal Contábil: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Se você por si só não conseguir administrar suas finanças, a Contmais, escritório de contabilidade em Campinas pode te ajudar.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…