Categories: Bem Estar

Saúde: Mitos e verdades sobre o câncer de pele

este mês é celebrada a campanha Dezembro Laranja. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta incidência do câncer de pele – tipo mais comum entre todos os cânceres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que sejam diagnosticados mais de 175 mil novos casos a cada ano no Brasil, sendo 80 mil em homens e 94 mil em mulheres, o que corresponde A 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Embora seja um problema de saúde sério, medidas preventivas simples ajudam a prevenir a doença. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o câncer de pele, o cancerologista Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), esclarece alguns mitos e verdades. Confira!

Protetor solar é só no verão?
Mito: ao contrário do que muita gente pensa, as estações mais frias como outono e inverno também oferecem riscos de câncer de pele. Durante essas estações, os raios ultravioletas podem ser tão fortes e prejudiciais quanto no verão.

Toda pinta é câncer?
Mito: as pintas que merecem atenção são aquelas com pigmentação irregular, bordas assimétricas, e mudam de característica com o tempo, como aumento de tamanho, espessura ou cor.

Ferida que não cicatriza pode ser um sinal de alerta?
Verdade: demora para cicatrizar, sangramento constante, salientes e com forma irregular são fatores que devem ser observados com atenção, pois indicam o início de um câncer.

Só pessoas de pele clara correm risco?
Mito: qualquer um pode ter câncer de pele. No entanto, pessoas de pele clara têm menos proteção contra as radiações UV, devido à menor concentração de melanina, ao contrário de pessoas negras. Mas a regra vale para todos: filtro solar todos os dias.

Queimadura pode se tornar um tumor de pele?
Verdade: é raro, mas pode acontecer, principalmente com as grandes cicatrizes. Por isso, é importante realizar o autoexame frequentemente para observar mudanças na pele da cicatriz.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

2 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

3 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

9 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

9 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

9 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

9 horas ago