Foto: asiandelight / freepik
Uma ação da Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) em cooperação com a Secretaria de Educação (SED) visa à erradicação do analfabetismo nas unidades prisionais de Santa Catarina até o fim deste ano. Para tanto, neste mês de maio, está sendo realizada uma força-tarefa a fim de articular todas as unidades na organização e realização de provas de sondagem e nivelamento para se conhecer o panorama geral de apenados a serem alfabetizados no estado.
Atualmente, de acordo com a SAP, Santa Catarina registra 24.411 apenados no sistema prisional, destes, conforme dados atualizados em março de 2023, 11.698 envolvidos em atividades educacionais, incluindo o Projeto Despertar pela Leitura.
Leia também: Doenças Causam Mais Da Metade Das Mortes Nas Prisões Brasileiras
“Estamos promovendo esse nivelamento, ao passo que também oferecemos oficinas de trabalho em unidades de todo o Estado como forma de ressocialização, para levar pessoas melhores à sociedade”, disse o Secretário da SAP, Edenilson Schelbauer.
De acordo com a Gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares da Secretaria de Educação, Beatriz Clair de Andrade, a força-tarefa tem por objetivo identificar o nível de alfabetização de cada apenado sem registro escolar no sistema prisional. “Após essa análise temos condições de qualificar essas pessoas para que saiam da condição de analfabetismo ou semi-analfabetismo”, explicou.
Ederson dos Santos, 28 anos, reeducando do Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, participou da ação e busca uma melhor condição por meio da educação e do trabalho. “Estudar nas horas vagas é importante para conseguir um serviço melhor quando sair daqui”, disse.
Leia também: Polícia Federal Prendeu 47 CACs Com Mandados De Prisão Em Aberto
Em atenção ao Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, o qual se orienta pela garantia da universalização do Direito à Educação, a SAP juntamente com a SED realizará durante este mês ações nas unidades prisionais do Estado que necessitarem ações educacionais desta força-tarefa. No fim de maio será emitida uma declaração com o resultado geral de todas as unidades mapeadas para saber com exatidão o trabalho de desenvolvimento educacional a ser realizada em cada uma especificamente.
Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…