Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Previamente, vale explicar que o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), nada mais é que regime de parcelamentos destinado a empresas, com dívidas ativas de natureza tributária com o Governo Federal.
Nesta última semana o texto referente a nova rodada do Refis foi aprovado no senado, e irá seguir para apreciação na Câmara dos Deputados. Cabe salientar que o projeto proposto, reabre o prazo de adesão para o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), que segundo a previsão será até o último dia de setembro deste ano.
A aprovação do texto de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), ocorreu através de uma votação simbólica, ou seja, não aconteceu por meio de votos nominais. O Relator do projeto, Fernando Bezerra (MDB), que também é líder do governo no Senado, afirmou que a proposta foi desenvolvida com base em um equilíbrio, de modo a reunir perspectivas do Senado e do Governo Federal, visando um Refis imparcial.
Na contramão, o próprio relator, pontuou que a proposta pode receber uma resistência da equipe econômica da união, todavia, estima-se que terá um acordo após a encerrado o andamento do projeto no poder legislativo. Caso aprovado na câmara, o texto seguirá para o executivo.
Conforme o texto, a nova rodada do Refis, caso aprovada, irá beneficiar, em especial, empresas que obtiveram maiores quedas. Isto porque para elas será concedido descontos mais altos nos encargos de juros para o pagamento da dívida.
Ditos isso, confira os benefícios previsto nos moldes do Refis para este ano:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…