Imagem por @freepik / freepik
Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul fazem nesta quinta-feira (2) a retirada de 25 mil imunizantes, das 45 mil doses de vacinas recebidas do Ministério da Saúde, destinadas a vacinação de crianças contra a covid-19. A entrega acontece na sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, da SES (Secretaria de Saúde).
Do total recebido do ministério, 30 mil são doses da Pfizer Baby, sendo que 10 mil serão distribuídas aos munícipios para início da aplicação de D1 e as demais 20 mil doses serão armazenadas e distribuídas à medida que ocorrerem a solicitação dos municípios para a realização da aplicação de D2 e D3 nas crianças.
Já as 15 mil doses de Pfizer Pediátrica serão distribuídas na sua totalidade, chegando assim ao total de 25 mil imunizantes (15 mil da Pediátrica mais 10 mil Baby) a serem entregues durante toda esta quinta-feira aos municípios.
Segundo a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, a estratégia de vacinação é exclusiva dos municípios. “Alguns municípios possivelmente devem iniciar a vacinação amanhã (3). As doses retirada devem ser empregadas para esquema primário e doses de reforço. Nós ainda recomendamos aos municípios a otimização dos imunizantes devido à escassez deles”.
Entre os municípios que receberam maior quantitativo de Pfizer Baby, aparecem Campo Grande com 4.420 doses, Dourados com 1.230 doses, Três Lagoas com 620 doses, Corumbá com 590 doses e Ponta Porã com 530 doses.
Já da Pfizer Pediátrica a distribuição ocorreu por meio de solicitação dos municípios, sendo distribuídas 4.300 doses para Campo Grande, 1.100 doses para Dourados, 600 doses para Três Lagoas e mais 630 para o município de Corumbá.
Leia mais: São Paulo inicia Vacinação contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos
A Pfizer Baby é indicada para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. O esquema de vacinação primário será composto por três doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre uma dose e outra. A terceira dose precisa de um espaço de oito semanas, após a administração da segunda dose.
Já a Pfizer Pediátrica é indicada para crianças de 5 a 11 anos de idade. O esquema de vacinação primário será composto por duas doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de oito semanas entre uma dose e outra.
Já a dose de reforço deve ser aplicada com um espaço de quatro meses, após a administração da segunda dose. A SES/MS ressalta que o início da aplicação das doses será definido pelas secretarias de saúde de cada município.
Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…