Imagem por @gustavomellossa / freepik
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante direitos trabalhistas que não podem ser ignorados pelos empregadores. Um deles é o pagamento do 13º salário. Fique ciente de que todo trabalhador com carteira assinada tem direito ao equivalente a um mês de salário líquido caso tenha trabalhado na empresa durante o ano inteiro, ou a um valor proporcional aos meses trabalhados.
A segunda parcela deste benefício tem o prazo até o dia 20 de dezembro para ser pago. Neste caso de 2021, na próxima segunda-feira. Para entrar na conta, cada mês deve ter mais de 15 dias trabalhados, ou seja, caso o profissional tenha trabalhado menos de 15 dias, esse mês não deve ser considerado no cálculo do dinheiro extra no final do ano.
Acompanhe mais detalhes sobre o assunto na leitura a seguir.
Este benefício deve ser pago em duas parcelas. A primeira, tem a data-limite de 20 de novembro e a segunda metade até o dia 20 de dezembro. Portanto, agora em 2021, deve ser paga até a próxima segunda-feira, dia 20.
Contudo, há um detalhe importante. Esta segunda parcela, virá com os descontos de Imposto de Renda e INSS, portanto será uma quantia menor que a primeira. A tributação deverá vir informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.
Caso a empresa não tenha cumprido com o depósito da bonificação, é possível ingressar com ação trabalhista no Ministério do Trabalho contra a empresa, representada por advogado ou sindicato da categoria.
Contudo, a recomendação é de que essa medida seja adotada apenas quando não há possibilidade de uma solução amigável com o setor de recursos humanos da empresa. O Ministério do Trabalho prevê multa administrativa em casos de atraso e há casos em que os trabalhadores podem receber o valor do salário extra com correção por conta do inconveniente.
Sim. Os aposentados também têm direito a este benefício. Contudo, devido a pandemia da Covid-19, o Governo Federal antecipou o 13º para esta categoria. O INSS liberou a primeira parcela no dia 25 de abril e a segunda parcela foi paga no dia 24 de junho.
Portanto, este ano de 2021 os aposentados já receberam as duas parcelas do 13º salário. Quanto ao possível pagamento de um 14º salário, continua em discussão pelos parlamentares. Mas é certo que se realmente for aprovado, só será pago no ano que vem.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…