fonte: google
Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começam a receber nesta semana a segunda parcela do 13º salário. O benefício que costuma ser pago no segundo semestre do ano, foi antecipado pelo decreto nº. 10.695.
Nesta primeira rodada de pagamentos, recebem o abono aqueles que possuem benefícios de até um salário mínimo, que este ano é de R$1.100. Segundo o calendário, os pagamentos terão início na próxima quinta-feira, dia 24.
Assim, os primeiros a receber o abono serão os segurados que possuem o dígito final do benefício igual a 1. Continue conosco e veja as datas em que serão depositados os valores do ano.
Têm direito à segunda parcela os segurados que recebem os seguintes benefícios:
Mas atenção: caso a cessação do benefício esteja prevista para ocorrer antes de 31 de dezembro de 2021, o valor pago ao beneficiário é proporcional.
Essa informação você pode obter através da plataforma MEU INSS que está disponível para computadores e celulares, ou ligando no número 135.
Seguindo o cronograma de pagamentos, ainda nesta semana o recurso será liberado para aqueles que possuem dígito final 2. Estes beneficiários receberão no dia 25.
Os pagamentos serão interrompidos no final de semana e retornam na próxima segunda-feira, dia 28. Veja as próximas datas:
Final do Benefício 3 – 28/6 (segunda-feira)
Final do Benefício 4 – 29/6 (terça-feira)
Final do Benefício 5 – 30/6 (quarta-feira)
Final do Benefício 6 – 1/7 (quinta-feira)
Final do Benefício 7 – 2/7 (sexta-feira)
Final do Benefício 8 – 5/7 (segunda-feira)
Final do Benefício 9 – 6/7 (terça-feira)
Final do Benefício 10 – 7/7 (quarta-feira)
Como vimos, o calendário de pagamentos se estende até o dia 7 de julho. Assim, para aqueles que recebem benefícios com valores acima do mínimo, o calendário é diferente. Neste caso, os pagamentos serão feitos apenas a partir do dia 1º de julho.
Para saber qual o valor da segunda parcela, você pode acompanhar o pagamento através do Meu INSS.
Vale lembrar que na segunda parcela do 13º pode ocorrer descontos que são autorizados por lei, como por exemplo, o Imposto de Renda. Essa tributação varia conforme a idade, como vemos a seguir:
Na data da liberação, o abono será pago juntamente com o benefício do segurado que é depositado na conta bancária, a qual está registrada junto ao INSS para receber seu benefício previdenciário.
Diante disso, basta fazer o saque como de costume, acessando o valor pelo aplicativo da instituição bancária ou indo até uma agência para ter acesso ao benefício em espécie.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…