Chamadas

Segurado do INSS deve marcar prova de vida para não perder benefício em dezembro

A prova de vida do INSS também conhecida como “renovação de senha” ou ainda “fé de vida”, é um procedimento obrigatório para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem o pagamento de seus benefícios por meio de conta corrente, poupança ou ainda cartão magnético. Devido a pandemia a exigência do exame está suspensa desde março e ao que tudo indica deve retornar agora no próximo mês.

De acordo com o INSS, assim que houver o retorno da rotina de bloqueio, suspensão e cessação de pagamentos por falta de realização de prova de vida, a exigência ocorrerá de forma gradual. O retorno gradual terá como objetivo evitar uma corrida de beneficiários aos bancos e tumulto nas agências.

Contudo o segurado que queira adiantar a obrigação e realizar a prova de vida antes mesmo que o INSS volte a solicitar e claro, também escapar das filas, poderá realizar o recadastramento das senhas nas instituições bancárias. Tendo em vista que mesmo com a suspensão os bancos permanecem oferecendo esse serviço.

Confira os horários de atendimento dos principais banco do país:

Banco do Brasil

As agências estão atendendo das 10h às 15h. A prova de vida também pode ser realizada nos terminais de autoatendimento que oferecem biometria;

Caixa Econômica Federal

Entre às 8h e às 13h. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região e dia de pagamento do auxílio emergencial;

Itaú Unibanco

O funcionamento das agências é das 9h às 10h atende exclusivamente o público de aposentados, pensionistas e grupos de risco do coronavírus. Também renova automaticamente por meio de biometria cadastrada;

Bradesco

Quem possui biometria podem efetuar o processo nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas. Agências abertas das 10 às 14h. Para atender aposentados e pessoas com deficiência, abrem, no mínimo, uma hora antes. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região;

Santander

Agências estão priorizando o atendimento de idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h. O segurado pode fazer por meio de agência, com ajuda do gerente, ou no autoatendimento.

Documentação obrigatória

O segurado que queira adiantar a prova de vida deverá portar os seguintes documentos para que possa validar o processo:

  • Documento oficial com foto (identidade), para renovar a senha;
  • Algumas instituições bancárias permitem que a comprovação seja feita via caixas eletrônicos, pelo internet banking, entre outros canais.
Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

9 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

9 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

10 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

10 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

10 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

12 horas ago