Rio de Janeiro

Segurança Presente: Veja a importância do Projeto para o Rio de Janeiro

A Operação Segurança Presente (OSP) é formada por três pilares: os agentes civis, os policiais militares e os assistentes  sociais. Esses três grupos de profissionais se unem para garantir a segurança e o atendimento social da população do Rio de Janeiro (RJ).

Além dos excelentes serviços prestados à população do RJ, o aproveitamento dos reservistas das forças armadas na OSP, é um ponto positivo, pois é um dos únicos projetos no Brasil que está valorizando e inserindo no mercado de trabalho os militares da reserva.

Acompanhe os próximos tópicos e conheça melhor o funcionamento e os resultados da Operação Segurança Presente no estado do Rio de Janeiro.

O que é a Operação Segurança Presente?

A Operação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Os agentes civis, em sua maioria, são militares da reserva que passam por cursos de capacitação para atuar com policiais e assistentes sociais.

Todas as bases contam com assistentes sociais, que possuem a responsabilidade de atender a população em situação de rua e vulnerabilidade social.

O efetivo de policiais militares é responsável pela coordenação do projeto e segurança da população, além de participar das ações de garantia da cidadania e atendimento social.

Leia também: Polícia Federal Faz Operação Contra Tráfico Internacional De Armas

Como a OSP começou?

No dia 1º de janeiro de 2014 foi inaugurada a Operação Lapa Presente para apoiar o policiamento do 5º BPM (Centro) por conta do aumento da criminalidade na região.

O Lapa Presente apresentou ótimos resultados, o que acabou aumentando as vendas do comércio local e atraindo mais turistas, por conta da sensação de segurança que o projeto gerou.

O sucesso da Operação Segurança Presente levou à expansão, em 2015, para outros bairros da cidade do Rio. No mês de dezembro de 2017, a OSP atravessou a ponte sendo inaugurada no município de Niterói. 

Em agosto de 2019, o Projeto Segurança Presente chegou na Baixada Fluminense e hoje está presente em 32 localidades do estado e continua crescendo.

Leia também: Saque De Valores Esquecidos Recomeça Nesta Terça-Feira (7)

Excelentes resultados

A Operação Segurança Presente apresenta números positivos, como a redução de até 90% do número de roubos em suas áreas de cobertura, no patamar mais baixo dos últimos 17 anos.

Veja os números da Segurança Presente:

  • Atendimentos assistenciais: 281.698 (de 01/01/2014 até 10/05/2022).
  • Conduzidos à delegacia: 41.786 (de 01/01/2014 até 10/05/2022).
  • Mandados cumpridos: 6.494 (de 01/01/2014 até 10/05/2022).
  • Desaparecidos encontrados:  263 (de 01/01/2014 até 10/05/2022).

Os números atualizados com toda certeza são maiores, esses números registram somente as ações até o dia 10 de maio de 2022.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago