Os funcionários brasileiros recebem vários benefícios: plano de saúde, alimentação, transporte e outros. Além dos benefícios enquanto trabalham, os brasileiros ainda recebem alguns benefícios por estarem desempregados – e para algumas pessoas, eles são ainda melhores do que estarem empregados.
Dentre os benefícios, está o Seguro Desemprego. Mas ele pode ser bloqueado após o reemprego. Mas o que significa quando isso acontece?
A maioria dos brasileiros não tem o hábito de economizar dinheiro. Uma minoria dos brasileiros economizam parte de seus ganhos. Além disso, os brasileiros tendem a economizar apenas 10% de sua renda mensal. Só para se ter uma ideia, os chineses, que são os que mais economizam nos países emergentes, economizam 31% de seus ganhos mensais.
Neste contexto, o Seguro Desemprego assume um importante papel de fundo de emergência, fornecendo uma renda extra para o trabalhador desempregado até que ele possa encontrar um novo emprego.
No Brasil, os funcionários que trabalhavam sob o regime CLT e foram demitidos sem justa causa são apoiados pelo seguro desemprego. O valor varia de acordo com o salário e é composto por cinco parcelas no máximo
As regras mudaram um pouco nos últimos anos mas, em essência, continuam o mesmo. Quanto mais tempo você estiver empregado, mais parcelas você receberá. Quanto maior seu salário, mais altas serão as parcelas, mas respeitando o teto.
Ao ser reempregado, o Seguro Desemprego será bloqueado. Afinal, significa que o trabalhador já está com um novo sustento e não precisa, na teoria, dos valores do Seguro Desemprego. Isso vai acontecer a partir do momento do registro do trabalhador e a devida assinatura da carteira de trabalho.
Sim. A partir do momento em que você for registrado em um novo emprego, o Seguro Desemprego não será pago. Cabe lembrar, no entanto, que no caso de você não ser contratado definitivamente, o restante das parcelas do Seguro Desemprego poderão ser desbloqueados e pagos normalmente. Geralmente o procedimento é automático, mas você pode ir até uma agência da CAIXA para conversar com o gerente sobre seu Seguro Desemprego, caso tenha dúvidas.
Você pode usar seu cartão cidadão para verificar o recebimento das parcelas do Seguro Desemprego e também verificar o status. Basta ir a uma agência CAIXA para fazer essa verificação. É possível também verificar o status de pagamento diretamente em uma agência da CAIXA ou em uma lotérica.
Fique tranquilo, pois é normal. Se o caso for um erro do sistema, você deverá ir e conversar com o gerente da CAIXA para entender o que pode ter acontecido. Ele poderá indicar o que deve ser feito para ter a normalização do pagamento do Seguro Desemprego, evitando que você fique sem esse importante benefício. Mas não deixe de continuar procurando por ser emprego por conta disso.
Esperamos que não tenham ficado quaisquer dúvidas sobre o Seguro Desemprego e seu bloqueio por reemprego. Mas caso tenha ficado qualquer pergunta, deixe nos comentários abaixo e iremos responder o quanto antes. Sua participação é muito para que nosso blog continue crescendo.
Conteúdo original Ponto RH
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…