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Seguro desemprego: Saiba o que é o crédito agendado

O Seguro Desemprego é um dos benefícios para os trabalhadores que são demitidos sem justa causa. Através deste benefício, é possível garantir uma estabilidade financeira pelo período em que o trabalhador desempregado está procurando por uma vaga de trabalho. Como é um crédito automático em conta, algumas mensagens padronizadas podem aparecer no pagamento do benefício e deixar os beneficiários com dúvidas. Vamos tentar ajudar no esclarecimento.

O que é o Seguro Desemprego?

No Brasil, os funcionários que trabalham sob o regime CLT e foram demitidos sem justa causa são apoiados pelo seguro desemprego. O valor varia de acordo com o salário e é composto por cinco parcelas no máximo:

  • 3 parcelas para quem trabalhou de 6 a 11 meses nos últimos 3 anos;
  • 4 parcelas para quem trabalhou de 12 a 23 meses nos últimos 3 anos
  • 5 parcelas para quem trabalhou pelo menos 24 meses nos últimos 3 anos

Crédito agendado do Seguro Desemprego

Um crédito agendado é uma maneira de transferir dinheiro automaticamente da uma conta corrente / poupança para outra conta corrente / poupança. No caso do Seguro Desemprego, é a maneira utilizada para agendar a transferência de fundos do Governo para sua conta cadastrada para receber o Seguro Desemprego.

Portanto, o crédito agendado apenas significa que o benefício tem uma data agendada para o pagamento. Basta então aguardar para poder sacar o benefício de sua conta cadastrada para receber o Seguro Desemprego.

Meu seguro desemprego cai no domingo, sábado ou feriado, e agora?

O crédito do Seguro Desemprego pode ser configurado para um determinado dia de cada mês. Quando essa parcela cai no domingo, sábado, ou feriado, o dinheiro poderá ser sacado no próximo dia útil.

Uma aba de atividades agendadas ou transações futuras na sua conta poderá exibir as próximas transferências de contas externas até que sejam processadas. Isto inclui os depósitos do Seguro Desemprego.

Para encontrar suas transações futuras na web, procure por atividades agendadas ou transações futuras no app ou internet banking da instituição financeira onde receberá seu Seguro Desemprego.

Não existe parcela disponível do Seguro Desemprego

No momento da solicitação do Seguro Desemprego, são dadas as datas previstas para o crédito do benefício na sua conta. Se você recebe uma mensagem de que não existe parcela disponível do benefício, algumas possibilidades podem causar essa situação:

  • Data do crédito ainda não chegou
  • Data do crédito caiu em um feriado ou final de semana, e será creditada no próximo dia útil
  • Houve algum problema no crédito da parcela (ex.: você foi reempregado com carteira assinada)
  • Você confundiu o número de parcelas que receberia

Verifique nos documentos de solicitação do benefício a quantas parcelas você tem direito, e as datas de crédito. Caso ainda tenha dúvidas sobre o Seguro Desemprego, vá até onde solicitou o Seguro para esclarecê-las.

Meu Seguro Desemprego não caiu

Seja na conta poupança ou conta corrente, se seu Seguro Desemprego ainda não caiu, não é preciso entrar em pânico. Primeiramente, leia este artigo completo para ver se não se encaixa em uma das situações acima. Caso não se encaixar em uma dessas situações, é importante esperar um ou dois dias úteis para o crédito do benefício. Ele geralmente é feito durante o horário bancário, até as 16 horas.

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Conteúdo original Ponto RH

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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