Chamadas

Seguro DPVAT voltará a ser cobrado em 2024?

O seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) até 2019 era pago de forma anual pelos proprietários de veículos (carros e motos) no Brasil, juntamente com a primeira parcela ou na cota única do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). 

O DPVAT pode voltar a ser cobrado em 2024. Com as cobranças encerradas desde janeiro de 2021, o governo federal vinha pagando as indenizações com os recursos remanescentes da antiga seguradora Líder.

Porém, o dinheiro acabou, e a cobrança pode vir a retornar em 2024.

Utiliza-se o seguro para cobrir despesas médicas e indenizações em casos de invalidez permanente ou morte causadas por acidentes de trânsito. 

Leia também: Câmara Aprova MP Que Atribui A Caixa Administrar O Fundo Do Seguro…

Projeto de Lei

O Projeto de Lei Complementar nº 233, de 2023, estava tramitando em caráter de urgência para retomar o seguro obrigatório com a substituição do DPVAT pelo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). 

Todavia, o Ministério da Fazenda decidiu apresentar uma versão alternativa à proposta. Isto impediu o avanço do PL e fez com o que o governo pedisse o  cancelamento da urgência para votação do PL. Até o momento, a pasta ainda não enviou o novo texto ao Congresso. 

As pessoas que solicitaram a indenização do seguro para acidentes entre o dia 1 de janeiro de 2021 e 14 de novembro de 2023 vão receber o dinheiro. Porém, as solicitações que ocorreram após o dia 15 de novembro estão com o pagamento suspenso.

DPVAT vai voltar?

O DPVAT é um imposto pago pelos motoristas no momento do licenciamento dos veículos, mas deixou de estar em vigor desde 2019. Isso por conta de suspeitas de irregularidades na Seguradora Líder, responsável por administrar o dinheiro arrecadado.

Outro motivo que levou à isenção momentânea das tarifas foi o de que o saldo do fundo, que passou a para gestão da Caixa Econômica, era superior às despesas. Esse montante, de cerca de R$ 4,3 bilhões, porém, se esgotou e, por conta disso, o DPVAT, agora reformulado, poderá retornar.

Portanto, ainda será preciso esperar uma decisão sobre o projeto de lei complementar para saber se a cobrança em 2024 realmente voltará ou não.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

1 hora ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

2 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

2 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

2 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

2 horas ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

3 horas ago