News Yahoo

Seis dicas inteligentes para sua empresa reduzir gastos com impressões em 2020

Em tempos de contração econômica e contenção de gastos, os gastos com impressão e operação de uma impressora impactam significativamente nos custos de uma empresa. Felizmente, é possível reduzir os custos de impressão e, assim, otimizar a rotina operacional e evitar despesas desnecessárias.  A partir de buscas de ferramentas especializadas em outsourcing de impressoras e gestão de documentos, entre outros meios, é possível reduzir esses custos. Listo abaixo seis maneiras inteligentes de fazer isso em 2020:

Atenção ao uso do papel

O gasto com papel parece ser uma despesa pouco significativa para uma empresa, mas isso está longe da verdade. O custo do papel é algo que, com frequência, não é considerado ao contratar uma empresa de outsourcing de impressoras, por exemplo, pois ficam muito focados no valor da impressão por página. Porém, o custo da folha pode sair mais caro que o da impressão em si. Leve isso em consideração ao fazer seu orçamento.

Gerencie a realização de impressões

Muitas empresas não fazem o controle de impressão por departamento e/ou por usuário. Assim, cada um imprime o que quer, inclusive documentos pessoais. Estabelecer um mecanismo de gerenciamento de uso dos equipamentos ajuda a manter esse processo sob controle.

Tenha a infraestrutura adequada às suas necessidades

Algo que compromete o orçamento das empresas é a existência de várias impressoras em cada setor. Muitas vezes, elas são de uso residencial, o que pode parecer econômicas, já que há um menor custo das máquinas e suprimentos. No entanto, isso não ocorre na prática.  Como os suprimentos domésticos têm menor durabilidade e a empresa conta diversos modelos é necessário estocar vários suprimentos diferentes e efetuar a troca com grande frequência. Utilizar um equipamento mais robusto e profissional, mesmo que mais caro, reduz expressivamente os gastos mensais e traz ganhos em gestão de estoque, tempo e eficiência de impressão.

Estabeleça a gestão de fluxo de documentos

Toda empresa possui um fluxo de atividades. No entanto, muitos não otimizam o processo,  que por vezes pode ser moroso ou até trazer riscos, como a perda de documentos importantes. Para isso, a gestão de fluxo de documentos de forma digital é importante. Com uma solução de arquivo digital, é possível liberar acesso a pastas específicas para cada colaborador e departamento. A empresa pode elaborar um fluxo de trabalho de forma prática e digital, fazendo com que o colaborador digitalize ou imprima documentos específicos das pastas que possui acesso. Isso também facilita a procura de documentos, pois todos seguirão uma lógica única, permitindo que sejam localizados por meio de uma matricula, um CPF, um CNPJ ou qualquer outro tipo de código-chave que seja implementado no fluxo de documentos.

Aposte em outsourcing de impressão

Apostar na locação de impressoras é uma boa maneira de contar com os equipamentos mais modernos e eficientes do mercado e mais aderentes ao perfil da empresa, sem a necessidade de se preocupar com manutenção, compra de suprimentos, atualização etc. No entanto, fique atento ao planejar esse processo. Não basta apenas considerar o custo por página oferecido pelo fornecedor dos equipamentos. É preciso analisar a gestão de documentos como um todo. Atualmente existem diversas ferramentas que permitem reduzir custos, controlando digitalmente o fluxo que cada documento percorre. Isso reduz custos, processos e ainda torna a empresa mais produtiva.

Procure o suporte de empresas especializadas

Reduzir os custos de impressão e estabelecer a gestão de fluxo de documentos pode ser uma tarefa mais complexa do que aparenta. Por isso, contar com o suporte de uma empresa especializada em gestão de documentos e outsourcing de impressão é uma opção vantajosa. A empresa fará uma consultoria para entender o que o cliente precisa, propondo soluções que serão adequadas ao seu porte.   Um bom parceiro de negócios deve implementar tecnologia para que o cliente consiga evoluir em sua atividade-fim e não empregue tempo de seus colaboradores com processos desnecessários.

*Rodrigo Reis é diretor comercial e sócio da Reis Office, empresa líder em outsourcing de impressão e soluções para digitalização, transmissão e armazenamento de documentos.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago