Imagem por @dashu83 / freepik
Após a Black Friday, o Natal é a data mais importante do ano para quem vende online. Por ser um momento de aumento na procura e, ao mesmo tempo, de muita oferta, é essencial se organizar para se destacar. Ao oferecer melhores condições de frete e pagamento e um excelente atendimento, você garante mais vendas no período. E para ajudar quem deseja aumentar o volume de vendas no Natal, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista seis dicas importantes.
Parece uma dica óbvia, no entanto, atualmente não existe e-commerce bem-sucedido que não tenha uma forte presença nas redes sociais. No período do Natal, compartilhe conteúdos relevantes relacionados à data para atrair atuais e novos clientes. Algo muito bacana de se fazer é compartilhar os bastidores da sua loja, pois isso humaniza a empresa e deixa o consumidor mais próximo da sua marca. Aproveite para construir banners temáticos para o seu site e um design natalino para seu Instagram. Além disso, essas plataformas são excelentes para coletar avaliações de clientes já fidelizados e inspirar outros a conhecerem e comprarem seus produtos sem medo.
Este ponto é essencial não apenas em datas importantes, como Natal e Black Friday, mas durante todo o ano. Cada vez mais o consumidor quer ter uma experiência personalizada e intuitiva e, por isso, entender a jornada de compra é muito importante. É necessário que todo o caminho do cliente seja monitorado e, assim, é possível perceber onde existem ruídos: por exemplo, se você percebe que muitas pessoas chegam a colocar produtos no carrinho e mesmo assim não finalizam a compra, isso significa que deve estudar e entender o que acontece nesta etapa final, solucionando o problema o quanto antes.
Datas comemorativas, como o Natal, são excelentes para oferecer descontos diferenciados, que chamem a atenção do consumidor final. Obviamente é necessário ser inteligente e colocar os produtos certos, com descontos que não atrapalhem o seu lucro – ainda assim, promoções como frete grátis, descontos em segunda compra e cashback, por exemplo, são ótimas maneiras de atrair o público e conquistar novos clientes.
Outro ponto que faz a diferença para quem vende online é gerar um senso de urgência no seu potencial cliente. Para isso, crie campanhas específicas, como, por exemplo, 24 horas para utilizar um cupom de desconto e ofertas que acontecem apenas na semana que antecede o Natal. Isso fará com que as pessoas tenham um estímulo mais direto e não adiem a compra.
A jornada de compra do cliente online deve ser tão segura quanto à offline e, por isso, é essencial se estruturar para oferecer um atendimento virtual ágil e que resolva problemas de maneira rápida e sem burocracia. Ofereça ao consumidor diversos canais de atendimento, para que ele escolha o que for mais conveniente, desde WhatsApp, e-mail e telefone, até direct nas redes sociais e chat dentro do próprio site. Dependendo do tamanho do seu e-commerce, tenha uma equipe preparada para cuidar exclusivamente do atendimento ao cliente.
Apesar de ser extremamente importante ter uma loja virtual própria para criar temáticas natalinas e fidelizar seus clientes, ter uma estratégia de vendas em vários canais é fundamental para tentar englobar toda a jornada de compra do seu cliente em potencial. Por isso, anunciar seus produtos em marketplaces conhecidos que possuem fit com o seu nicho é fundamental para alcançar mais pessoas e aumentar as suas vendas no Natal.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…