Semana do consumidor: Dicas para empresas aproveitarem essa data!

Com a aproximação da Semana do Consumidor, a Zenvia, empresa que habilita experiências na jornada do cliente de ponta a ponta, destacou iniciativas primordiais para que as companhias apliquem estratégias de fidelização e atração de clientes. Além da oferta de descontos e outros atrativos, como cashback e frete grátis, a atenção aos direitos dos consumidores fortalece a relação de confiança entre  empresa e cliente, contribuindo para a credibilidade duradoura da marca.

Transparência e reputação

Algumas práticas são essenciais para essa manutenção — acesso transparente às informações cadastrais da empresa, como endereço e telefone, é um exemplo importante do estabelecimento de confiança ao primeiro contato. Respeitar integralmente os direitos dos consumidores, além de obrigação legal, é também uma excelente estratégia de manutenção de reputação positiva. Consequentemente, um dos principais apontamentos para atrair e reter clientes.

Leia também: Dicas para alavancar as vendas online no Dia do Consumidor

Comunicação direcionada

Uma comunicação clara e eficiente também é um ponto a ser trabalhado. Apresentar um cenário de troca de informações direto e objetivo é fundamental para um desempenho positivo na semana em questão. Tanto para informações sobre ofertas quanto para questionamentos relacionados ao momento da compra, é necessária uma análise detalhada de onde os clientes estão localizados e quais são os canais de comunicação mais utilizados, com o objetivo de aumentar a presença estratégica, o engajamento e a interação eficaz — a proatividade auxilia o cliente a concluir a sua compra com sucesso.

Automatização de processos

Além da comunicação direta, os clientes devem ser orientados sobre as promoções e ofertas para que a decisão de compra seja assertiva. Chats automatizados, FAQs abrangentes e bem-elaboradas, que sanam as dúvidas dos clientes, e a disponibilização de canais ao vivo e suporte telefônico são estratégias fundamentais para auxiliar na resolução de dúvidas mais direcionadas.

Leia também: Saiba como elaborar um planejamento estratégico de vendas

O novo perfil do consumidor

Com o surgimento do consumidor 2.0, ocorreram mudanças significativas na forma com a qual os consumidores coletam informações e fazem escolhas. O perfil indica uma preferência por buscas minuciosas sobre produtos e serviços, objetivando a compreensão de todas as opções disponíveis no mercado e a realização de comparativos para compras mais conscientes. Essa pesquisa rigorosa evidencia um público que deseja experiências adaptadas às preferências individuais, desde o atendimento até as ofertas.

A Semana do Consumidor representa uma excelente oportunidade para as empresas consolidarem sua presença junto ao público-alvo que desejam alcançar e colocá-lo no centro das decisões. Respeitar os consumidores e possibilitar uma comunicação clara e objetiva nas redes sociais e em plataformas proprietárias são passos fundamentais para alcançar o sucesso e o destaque no mercado de maneira única, aproveitando todas essas estratégias para criar uma experiência única para os consumidores.

A Zenvia (NASDAQ:ZENV) é uma plataforma de experiência do cliente que empodera as empresas na criação de experiências únicas ao longo de toda a jornada do cliente, passando pelo momento de atração, conversão, atendimento até o sucesso do consumidor.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

1 hora ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

3 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

4 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

4 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

4 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

4 horas ago