Chamadas

Semana do Consumidor: época de promoções para alavancar vendas

Comemora-se o Dia do Consumidor no próximo dia 15 de março. Trata-se de uma das principais datas de vendas do semestre. Isso porque, as principais lojas do varejo preparam uma semana inteira de promoções em busca de atrair os clientes e alavancar as vendas. 

Assim, os consumidores poderão aproveitar diversas promoções e descontos para adquirirem produtos e serviços.

Como mais um atrativo de vendas, os comerciantes estendem a data para toda a semana. De 10 a 15 de março é possível encontrar ofertas com descontos de até 80% em alguns itens.

Os sites na internet são os mais procurados e os que mais investem em propagandas, buscando atrair os consumidores ávidos por bons preços.

Leia também:

Grandes lojas estão participando

A data é uma boa oportunidade para antecipar as compras para o Dia das Mães. Entre as marcas que participam desse evento, estão: Magazine Luíza, Buscapé, Renner, Americanas, Havan, Carrefour, Netshoes, Submarino, O Boticário, Shopee, Shein, Casas Bahia, Amazon, Mercado Livre, entre outras.

Durante toda a semana há um aumento nas buscas e vendas de itens nas categorias, como Moda & Acessórios,  Games & Eletrônicos e Telefonia & Celulares, eletrodomésticos. Bem como, Casa & Decoração, Cosméticos & Perfumaria e Alimentos & Bebidas.

Assim como em outras grandes datas promocionais, é preciso um bom planejamento para não exagerar nas compras. Pesquisar preços com antecedência, bem como, elaborar uma lista de compras, facilitam na hora de aproveitar as melhores ofertas.

Histórico do Dia do Consumidor

A data do Dia do Consumidor veio preencher uma lacuna entre as compras de final de ano e Dia das Mães, pois o mês de março era considerado um dos mais fracos em vendas, até então.

O dia 15 de março, não foi escolhida aleatoriamente. Foi nessa data, no ano de 1962, que o presidente americano John Kennedy, assinou um decreto reconhecendo os direitos dos consumidores.  Já, em 1985, teve reconhecimento como uma data mundial pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O Dia do Consumidor como um evento promocional, chegou ao Brasil no ano de 2014 pelas mãos do site Buscapé, empresa líder em comparação de preços no Brasil. Já em sua primeira edição teve um faturamento de R$ 174 milhões, comprovando o sucesso da data.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Empreender ou fazer faculdade, qual é a melhor opção em 2025?

Algo crescente nas redes sociais tem sido a recomendação de alguns influenciadores para as pessoas…

3 horas ago

Reforma Tributária e o “novo” imposto para freelancers e PJ

Vamos falar sobre a tão comentada Reforma Tributária e como ela impacta os freelancers e…

7 horas ago

O Aluguel Vai Subir? O Que Esperar do Mercado Imobiliário em 2025

O aluguel já pesa no orçamento de muitos brasileiros, mas a pergunta que não quer…

7 horas ago

Como Viver de Renda Passiva em 5 Anos (Mesmo Começando do Zero)

Viver de renda passiva parece um sonho distante para muita gente, mas não é impossível.…

7 horas ago

O Perigo das Taxas Bancárias Ocultas: Como Evitar Tarifas Abusivas no Seu Dia a Dia

Você já parou para analisar o extrato bancário e se perguntou de onde vieram aquelas…

7 horas ago

Como Economizar Mesmo Ganhando Pouco Com o Método Japonês para Controlar Finanças Pessoais

Economizar dinheiro parece um desafio impossível para muita gente, mas não precisa ser assim. O…

7 horas ago