Chamadas

Sentença, decisão e despacho, saiba o que significa cada situação em um processo

Um processo judicial é algo que gera muitas dúvidas por parte dos brasileiros, principalmente por lidar com situações, temas e informações completamente atípicas do seu cotidiano.

Dentre essas situações, durante o julgamento de um processo, o magistrado pode designar o despacho, sentença e a decisão sobre um processo.

Contudo, muitas vezes os cidadãos não sabem de fato o que significa a sentença, despacho a decisão, ou ainda como de fato essas situações podem implicar no andamento do processo.

Sendo assim, para acabar de vez com as dúvidas referentes a estes três pontos, hoje nós vamos explicar o que de fato significa cada um desses pontos e como eles implicam no andamento do processo.

Diferença entre despacho, sentença e decisão

Tanto o despacho quanto a sentença e decisão dizem respeito a pronunciamentos do juiz, previstos no artigo 203 do Código de Processo Civil (CPC).

Ambos os três casos são datados e assinados pelos juízes, além disso, os despachos, as decisões interlocutórias e o dispositivo das sentenças dos acórdãos são publicados no Diário de Justiça Eletrônico (DJe).

Assim, quando saí uma nova notícia sobre o desenrolar do processo muitas pessoas podem se confundir nesses três temas, sendo assim, vamos entender agora o que significa cada um deles.

Despacho

O Código de Processo Civil define como despachos os pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou ainda a requerimento da parte.

De forma resumida e mais fácil de entender os despachos tratam-se de movimentações administrativas, como por exemplo, a citação de um réu no processo, a designação de uma nova audiência, a determinação de intimação de uma das partes, dentre outros pontos.

Sentença

No caso da sentença, conforme expresso no Código de Processo Civil diz respeito ao pronunciamento em que o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”.

Para facilitar o entendimento, isso quer dizer que através da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

A sentença ainda pode ser dada com ou sem julgamento do mérito, em outras palavras, acolhendo ou não a causa levantada pela parte.

Decisões interlocutórias

As decisões dizem respeito aos atos em que os juízes resolvem as questões durante o andamento do processo, contudo, não são o julgamento dele por meio da sentença.

Sendo assim, as questões que precisam ser decididas durante o andamento do processo são denominadas como questões incidentes ou questões incidentais.

Para facilitar o entendimento, as decisões interlocutórias dizem respeito a por exemplo a nomeação de determinado profissional como perito, a aceitação ou não de uma intimação de alguma testemunha indicada por uma das partes durante o curso do processo.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago