Criptomoedas

Será este o fim da moeda digital mais dominante do mundo, a Bitcoin?

O recente declínio no valor da moeda digital mais dominante do mundo abalou investidores e comerciantes. É assim que a Bitcoin é, cai profundamente e depois sobe das cinzas, os especialistas que analisam a especulação do preço da Bitcoin na última década estão bastante optimistas acerca do boom da Bitcoin este ano. Em apenas um mês, o preço caiu de um máximo histórico de $63.000 para os atuais $36.410.

A influência do mundo empresarial no mercado das moedas criptográficas tem sido bastante visível nos últimos anos, e gigantes empresariais como Tesla e SpaceX têm demonstrado interesse no Bitcoin e noutras moedas criptográficas. O facto de o preço da Bitcoin ser afetado pelas declarações de Elon Musk foi ainda aumentado quando o preço da Bitcoin caiu terrivelmente depois de Elon Musk tweeted que Tesla não aceitaria pagamentos de Bitcoin. Não foi suficiente, uma vez que o CEO da Tesla também criticou o Bitcoin pelo seu uso ineficiente de energia.

Agora o que é realmente preocupante neste momento é se o Bitcoin será capaz de recuperar o seu valor ou mesmo atingir o ponto mais alto de todos os tempos após a tremenda queda. A natureza altamente volátil do Bitcoin é a sua força e fraqueza ao mesmo tempo. O domínio do Bitcoin sobre o mercado de moeda digital começou a vacilar à medida que moedas virtuais como a Dogecoin e a Binance estão a ter tendência e a tornar-se cada vez mais populares no ambiente de moedas criptográficas.

História do preço do Bitcoin

A viagem do Bitcoin como primeira moeda electrónica do mundo tem sido uma viagem de montanha-russa desde o seu lançamento. O valor da Bitcoin subiu e caiu várias vezes ao longo da última década, e especulações imprevisíveis sobre o seu preço transformaram a Bitcoin numa “perigosa moeda criptográfica”, de acordo com alguns especialistas. 

O principal objetivo da introdução do Bitcoin era oferecer uma alternativa às moedas tradicionais, na sequência da crise financeira de 2008. Devido aos problemas enfrentados pela infraestrutura bancária tradicional, a ideia da moeda digital foi introduzida para fornecer um meio para as transações quotidianas. 

O primeiro pico de preços foi registado em 2010, quando o preço de uma única Bitcoin passou de $0,0008 para $0,08. No ano seguinte, o preço continuou a subir de $1 para $32, o que representou um aumento de quase 3200% em apenas três meses. O próximo grande aumento no preço do Bitcoin foi registado em 2020 logo após a Covid, o preço do Bitcoin foi de $7.200 no início do ano e conseguiu chegar aos $24.000 no final do ano. Em 2021, o preço atingiu o seu máximo histórico de 63.000 dólares.

Até que ponto o bitcoin parece ressurgir no final de 2021

O início de 2021 não foi muito mau para o mercado de moeda virtual, pois muitas empresas em todo o mundo começaram a reconhecer e a aceitar moedas digitais. Recentemente, em Abril, Venmo anunciou o apoio às moedas criptográficas na sua plataforma. Em Março de 2021, a Visa também permitiu a utilização de moedas virtuais para liquidar pagamentos na sua rede de pagamentos.

Grandes empresas, pequenos comerciantes, e instituições financeiras tradicionais estão ansiosos por lucrar com a tendência emergente das moedas digitais. De acordo com alguns peritos em moeda criptográfica, espera-se que o valor do Bitcoin ultrapasse 100.000 dólares até ao final de 2021. Não seria uma surpresa se o preço do Bitcoin subisse novamente e atingisse um novo recorde até ao final deste ano, uma vez que a história passada do preço do Bitcoin mostra tendências semelhantes.

O aspecto mais ameaçador da Bitcoin é que o seu preço cai e sobe num período de tempo muito curto. É difícil dizer que o preço do Bitcoin permanecerá constante, pois não houve um único ano em que o Bitcoin tenha sido estável. Ao longo da sua história como um bem digital, nunca foi estável e previsível. Existe uma boa hipótese de o seu preço voltar a subir em Junho ou Julho, tendo em conta a sua tendência anterior.

Conclusão

A importância das novas moedas digitais está a aumentar todos os dias e os investidores e comerciantes estão também a considerar altcoins, mas mesmo assim, não há moeda digital que tenha mais potencial de rentabilidade do que o Bitcoin. Plataformas de negociação como https://the-bitcoinfuture.org/ estão a encorajar investidores e comerciantes a investir em Bitcoin, uma vez que a queda no seu valor é temporária e há grandes probabilidades de que volte a subir.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

14 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

15 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

21 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

21 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

21 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

21 horas ago