Chamadas

Será que você vai ter que devolver o Auxílio Emergencial?

Será que você vai ter que devolver o Auxílio Emergencial? Calma! o governo só vai exigir a devolução do dinheiro de quem recebeu o benefício indevidamente. Para isso, o Ministério da Cidadania encaminhou via mensagem de celular (SMS) os passos que devem ser seguidos para a devolução voluntária de que foi contemplado sem merecer.

O governo já está no terceiro lote de alertas emitidos. Estão também na mira, os trabalhadores que fizeram declaração de Imposto de Renda Física (IRPF), que foram informados sobre a restituição do auxílio emergencial, que ainda não realizaram os pagamentos.

Também vão precisar devolver a grana as pessoas que receberam o dinheiro que não estavam habilitadas para ter direito, quem também estava recebendo um segundo benefício assistencial como aposentadoria, seguro-desemprego ou o BEm, ou de cidadãos que estavam trabalhando com carteira assinada na data do requerimento do auxílio emergencial.

Essas pessoas serão obrigadas a ressarcir os cofres públicos. Segundo o Ministério da Cidadania, até agora, foram recuperados aproximadamente R$ 66,3 milhões. Os pagamentos foram realizados via DARF ou pelo Guia de Recolhimento da União, entre 18 de  agosto e 18 de novembro de 2021.

Para facilitar a devolução do dinheiro, além das mensagens de celular via SMS, o governo também desenvolveu um site de auxílio emergencial.

O brasileiro que recebeu mensagem relacionada às DARFs em aberto deve acessar o site para denunciar fraude (caso seja necessário), ou relatar divergência nos valores cobrados.

Cerca de 625 mil pessoas receberam mensagens do Ministério da Cidadania informando como deveria ser a devolução do auxílio emergencial que foi recebido indevidamente.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

18 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

41 minutos ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

1 hora ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

19 horas ago