Sergipe

Sergipe debate com a Defesa Civil estadual e municipais sobre o planejamento anual de 2023

Buscando alinhar ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação em situações de emergência, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), reuniu a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec) e os coordenadores das Defesas Civis dos 75 municípios sergipanos, nesta sexta-feira, dia 27. Durante o encontro, realizado de forma on-line e mediado pelo superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz, foi apresentado o planejamento anual de 2023.

O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, iniciou a reunião agradecendo o recente trabalho da Defesa Civil municipal das cidades ribeirinhas afetadas com o aumento da vazão do Rio São Francisco. “É uma satisfação muito grande estar participando desse encontro com o sistema da Defesa Civil do governo estadual. Primeiramente, quero agradecer a equipe dos 13 municípios do Baixo São Francisco pelas habilidades e pelas ações implementadas com o objetivo de minimizar a ocorrência das cheias na região. Foi um trabalho integrado com a defesa civil estadual dando o apoio necessário àquele município, para que não ocorresse nenhuma vítima, como também minimizando as perdas e os prejuízos”, disse.

Segundo Luiz Roberto, o Governo do Estado está empenhado em melhorar e integrar cada vez mais as ações de proteção e defesa civil em Sergipe, por isso esse primeiro encontro com todos os coordenadores municipais é de extrema importância. “O slogan que foi criado pelo nosso governador Fábio Mitidieri, dizendo que ‘o futuro começa agora’, amplia as nossas atividades que visam esse desenvolvimento. Com isso, faremos uma reformulação na Defesa Civil do Estado e iremos ampliar o nosso corpo técnico de acordo com as necessidades que já nos foram apresentadas. Também, paulatinamente, estaremos trazendo novas tecnologias para serem incorporadas num processo de inovação e de modernização das ações, com a perspectiva de evitar desastres e propor trabalho preventivo de situações que causem transtornos à sociedade”, detalhou.

Leia mais: Sergipe divulga relatório semanal de balneabilidade das praias do Estado

Ações positivas

Para o tenente-coronel Luciano Queiroz, a união de esforços resultará em ações positivas que trarão benefícios para toda a população. “É importante que as defesas civis municipais estejam de braços dados com a Defesa Civil do Estado para que possamos fazer uma gestão de forma proativa e dar uma resposta mais imediata. Portanto, essa reunião, que hoje foi também para a apresentação da nossa estrutura devido à entrada de novos integrantes, ela vai acontecer, mensalmente, buscando melhorar o sistema estadual de proteção e defesa civil. A gente precisa dialogar, por dentro das leis, para que as nossas ações sejam mais eficientes possíveis para atender o povo sergipano”, declarou.

Ademael Oliveira, coordenador da Defesa Civil de Estância, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado em reunir todos os órgãos municipais de defesa e proteção. “Quero expressar a importância desses encontros frequentes para que possamos nos alinhar a todos os órgãos de defesa civil do Estado e até mesmo de Brasília. Então, é muito interessante esse espaço onde a gente pode se aperfeiçoar, tirando dúvidas para atender melhor a população. Estou bastante interessado nas capacitações que virão e vou me esforçar bastante para estar apto a proteger vidas”, afirmou.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

5 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago