Sergipe

Sergipe inicia capacitação de profissionais para atendimento a mulheres vítimas de violência

Profissionais que atuam na rede de proteção às mulheres da Barra dos Coqueiros participaram, nesta quarta-feira, 21, da ‘Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar’, promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

“Já realizamos essa capacitação em Arauá, Nossa Senhora das Dores e agora na Barra do Coqueiros e o nosso objetivo é alcançar todos os municípios do estado. Queremos sensibilizar os profissionais sobre a importância do trabalho em rede para proporcionar proteção integral às mulheres em situação de violência doméstica e familiar”, pontuou a secretária da SPM, Danielle Garcia.

Leia também: Piauí Implementa Protocolo De Proteção Às Mulheres Vítimas De Violência

Entre os pontos abordados, a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher, seus filhos e familiares da situação de violência. “Por isso, durante a capacitação, apresentamos o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orientamos sobre como preenchê-lo. Além disso, destacamos a importância de analisar, diagnosticar e fazer a gestão dos riscos apresentados no formulário”, explicou a diretora de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM, Ana Carolina Machado.

A programação contou ainda com orientações relativas ao encaminhamento da mulher vítima de violência para os serviços de proteção disponíveis na rede municipal. “Além disso, tratamos da construção da rota favorável para a proteção integral das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e da elaboração de um plano individual de superação da violência”, salientou Ana Carolina.

Também foram ministradas as palestras ‘Violência doméstica e seus impactos psicossociais’, conduzida pela psicóloga da SPM, Elizângela de Melo, e ‘Política de Assistência Social’, com a assistente social da SPM, Alda Oliveira. Já a gerente do Observatório Maria Beatriz Nascimento, Erika Leite, apresentou à rede o ‘Mapa da Mulher Sergipana’, onde detalhou os dados sobre a renda das mulheres e os tipos de violência que mais incidem contra elas no município. “Através da interpretação desses dados, será possível alocar melhor os recursos humanos e financeiros no investimento de políticas públicas mais eficientes. Também foi apresentado o Plano Individual de Superação da Violência”, detalhou.

Capacitação aprovada

A secretária de Assistência Social da Barra dos Coqueiros, Karen Santana, destacou a importância da capacitação promovida pela SPM. “É importantíssimo para nossa rede de proteção e enfrentamento à violência contra mulheres aqui no município. Esta ação agracia o município, que vem desempenhando há muito tempo um trabalho de fortalecimento, proteção e acolhimento dessas mulheres”, ressaltou.

Leia também: Novo Projeto Pune Quem Não Denuncia Violência Contra Pessoa Com Deficiência

“Esse evento proporciona capacitação à equipe que trabalha com essas mulheres, proporcionando assim um momento de acolhida, proteção e ampliação de conhecimento, de forma que será compartilhada todas as experiências exitosas com os técnicos aqui do município de toda a rede”, complementou a secretária Karen Santana.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM) da Barra dos Coqueiros, Edênia Gouveia, também reconheceu a importância da capacitação. “É de extrema relevância a realização desse curso. Estamos muito felizes com essa parceria com a SPM, que está promovendo essa capacitação. A rede capacitada acolherá essas mulheres com muito mais entusiasmo, com muito mais entendimento e isso valoriza muito mais e capacita os profissionais da rede”, afirmou.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

2 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

3 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

3 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

4 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

4 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

4 horas ago