Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Os descontos nas aposentadorias são motivo para ações individuais.
Na matéria de hoje vamos esclarecer alguns pontos sobre este assunto, continue conosco e tire suas dúvidas.
Servidores aposentados e pensionistas de São Paulo estão recorrendo à justiça para impedir descontos em benefícios entre R $1.045 e R $6.101,06.
Em outubro deste ano (2020) só haveria incidência de alíquota dos benefícios que ultrapassam o teto do INSS ( R $6.101,06).
Mas com o decreto 65.021/20 do governo estadual, de junho, este desconto começou a valer para os aposentados e pensionistas que recebem a partir de um salário mínimo ( R $1.045).
A porcentagem tem o aumento gradual por faixa de benefício, podendo chegar a 16%.
A alternativa que esses segurados encontraram foi ingressar com ações individuais.
Em novembro deste ano o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), concedeu uma liminar a favor de um servidor aposentado, que entrou com uma ação individual pedindo a interrupção do novo cálculo de cobrança previdenciária progressiva sobre o seu benefício.
Em primeira instância, o juiz defendeu que não havia comprovação de déficit atuarial do estado que justificasse o novo cálculo.
No STF tramitam também ações coletivas contra o aumento de alíquotas previdenciárias, que foi aprovada com a reforma da Previdência em novembro de 2019.
Neste caso a alíquota que era de 11% sobre a renda, pode chegar a 22% após a reforma, dependendo do salário.
O ministro relator Luís Roberto Barroso negou a liminar a ações sobre o tema, com o entendimento que o aumento seria constitucional, mas o mérito da questão ainda deve ser decidido no plenário, por todos os ministros.
De acordo com a emenda constitucional n° 103 da reforma da previdência, esta previsto que os estados não podem estabelecer alíquota inferior à da contribuição dos servidores da União, com exceção ao respectivo regime próprio que não possuir déficit atuarial.
Nesta situação a porcentagem não poderá ser inferior às alíquotas do INSS.
De acordo com a PGE-SP, todas as liminares a respeito do tema, individuais e coletivas, já estão sendo objeto de recurso.
Isto será decidido pelo STF que já determinou a suspensão dos processos que discutem esse tema.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…