Sescon alerta para mudanças no Imposto de Renda 2019

Fique atento às mudanças na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O período de envio do documento engloba março e abril, mas muitos contribuintes gostam de acertar as contas com o Leão no primeiro dia para garantir a restituição no primeiro lote. Então, já podem juntar as informações necessárias.

Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS), Celio Luiz Levandovski avisou a coluna Acerto de Contas que esteve na Receita Federal na última semana. Foi informado de que ainda não há previsão para a divulgação do serviço completo, com os detalhes do Imposto de Renda de 2019. 

— As regras devem ser publicadas próximo do início da entrega, que está previsto para 1º de março — projeta Levandovski.

De qualquer forma, o profissional avisa que as alterações para 2019 já estão definidas e acertadas. O contribuinte terá de informar o CPF de todos os dependentes. Também será obrigatório detalhar os imóveis com número de matrícula e IPTU, entre outros dados. Para finalizar, Levandovski lembra que será obrigatório colocar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) dos veículos.

⚠️ ACESSO EXCLUSIVO
Você está perdendo conteúdos exclusivos
Acesso sem anúncios + conteúdos especiais e privados.
R$4,90
Teste por 30 dias • depois R$9,90/mês
LIBERAR MEU ACESSO AGORA
✔ Cancelamento fácil • Sem compromisso

— A obrigatoriedade do CPF foi escalonada. Já os dados dos imóveis e carros foram opcionais no ano passado. A partir de agora, são obrigatórios — explica o presidente do Sescon-RS. 

Lembrando que a declaração entregue neste ano usa dados referentes ao exercício de 2018. Além disso, as empresas têm até 28 de fevereiro para liberar os comprovantes de rendimento. 

Dica: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.

No curso você encontra:

  • Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade.
  • Videoaulas simples e didáticas.
  • Passo a passo de cada procedimento na prática.

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Com Sescon-RS e GaúchaZH

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica. Além disso é CEO da FiscalTalks Inteligência Artificial, onde desenvolve vários projetos de IA para diversas areas.

Postagens recentes

Fibromialgia dá direito a benefício do INSS? Conheça os requisitos e saiba como comprovar

Portadores da síndrome que enfrentam dores crônicas podem solicitar benefícios, mas precisam comprovar o impacto…

15 horas atrás

Risco do salário “por fora”: prática ilegal traz prejuízos a curto e longo prazo

informalidade na folha de pagamento reduz valor de benefícios como FGTS, férias e aposentadoria, além…

16 horas atrás

INSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas

Segurados que começaram a receber benefícios a partir de maio terão o abono depositado nos…

17 horas atrás

Novo lote do PIS/Pasep é liberado nesta quarta. Veja regras e calendário

Trabalhadores nascidos em setembro e outubro recebem o abono a partir do dia 15. Nova…

18 horas atrás

Prorrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT

Prazo inicial terminaria em 25 de julho. Sistema antigo será totalmente desativado

20 horas atrás

Burnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção

Manter o equilíbrio entre demandas, significado das tarefas e bem-estar resulta em equipes mais engajadas…

20 horas atrás