Imagem por @yanalya/ freepik
Mesmo fazendo tudo certo, o INSS muitas vezes nega o pedido de aposentadoria.
Você até pode se preparar, juntando toda a documentação e fazendo o seu pedido no INSS confiante que nada pode dar errado.
Mas o que fazer quando o pedido de aposentadoria é negado pelo INSS? E quais os motivos mais comuns para a negativa?
Tenha calma. Essa situação ocorre frequentemente com milhares de cidadãos brasileiros. Por isso vamos dar algumas explicações e como proceder nesses casos. Acompanhe.
A seguir vamos explicar as principais razões para o INSS ter dito “não” para sua solicitação:
Dependendo do tipo de aposentadoria, são exigidos documentos específicos como por exemplo laudos médicos, PPP, Carteira profissional, etc. Verifique no INSS quais os documentos exigidos e se nada está faltando. Verifique também o processo administrativo pelos menos uma vez por semana para confirmar se houve alguma exigência do INSS pedindo mais documentos. Muitas aposentadorias, por falta de documentos, pode haver indeferimento.
O segurado deve ter certeza da data correta para entrar com a solicitação da aposentadoria para não entrar com o pedido antes da hora. Isso acontece frequentemente com os autônomos e pessoas que trabalharam em regime público e privado durante sua vida. É muito importante o cálculo previdenciário. Se estiver em dúvida, consulte um advogado especialista em direito previdenciário para ajudar.
Leia também: Patrão não recolheu o INSS e meu pedido de aposentadoria foi negado. O que fazer?
Uma das providências é entrar com o Recurso Administrativo. Para isso, será necessário baixar o processo administrativo no site Meu INSS. Lá irá constar todo o histórico de seu pedido com documentação e porque a sua aposentadoria teve indeferimento.
Assim, é possível entrar com recurso administrativo (que pode ser feito pelo próprio segurado, com prazo de 30 dias a contar da data da notificação com a negativa do INSS). Neste documento é preciso escrever suas razões e recorrer.
Um outro caminho é entrar com Processo judicial. Neste caso, um advogado especialista previdenciário pode entrar como processo judicial a partir da negativa do INSS, mesmo que você não tenha feito Recurso Administrativo.
O advogado vai refazer os cálculos e buscar a melhor saída. E o judiciário, na maioria das vezes, tem entendimentos mais favoráveis ao segurado que o recurso administrativo e pode haver julgamento mais rápido e positivamente.
Em muitos casos os segurados ao pedirem o benefício deixam de levar documentos essenciais, como o PPP elaborado de forma correta, deixam de conferir se existem erros no CNIS e confrontá-lo com as CTPS e guias de recolhimento, dentre outros erros na concessão.
Ou seja, em muitos casos o erro pode não ser do servidor do INSS mas do próprio trabalhador.
Para evitar tudo isso e ter boas chances de conquistar a sua aposentadoria, o recomendado é:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…