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O Simples Nacional é um regime tributário simplificado focado em microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), além dessas, o Simples Nacional também abrange com condições especiais o modelo empresarial MEI (Microempreendedor Individual).
Esse regime tributário oferece muitas vantagens para que essas empresas menores possam crescer cada vez mais, com uma menor burocracia se comparado a outros regimes tributários, as empresas do Simples Nacional têm mais tempo para focar na sua empresa.
O recolhimento dos tributos do Simples Nacional é feito pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), mas muitos empreendedores têm dúvidas sobre como consultar se eles realizaram o pagamento desta Guia corretamente.
Para aprender como consultar se o seu DAS foi pago corretamente, acompanhe os próximos tópicos deste artigo.
O DAS é um documento onde são recolhidos todos os tributos das empresas que integram o Simples Nacional, desta forma, com o pagamento de diversos tributos em um só lugar, a burocracia diminui muito e isso torna o processo de recolhimento de tributos mais prático.
As empresas que fazem parte do Simples Nacional e fazem o recolhimento de tributos pelo DAS são apenas as microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e MEIs (Microempreendedores Individuais).
Veja a seguir quais tributos são recolhidos pelo DAS:
Para consultar se você pagou o seu DAS corretamente e não tem débitos com o Simples Nacional, você poderá fazer isso de duas maneiras: pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Portal e-CAC da Receita Federal.
Como conferir seus débitos pelo Portal do Simples Nacional:
Também é possível consultar o pagamento do DAS pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal. Para realizar a consulta pelo e-CAC realize os seguintes passos:
Depois de conferir se os seus pagamentos estão ok, faça a impressão dos documentos e guarde para comprovar o pagamento, caso você precise.
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