Se você é proprietário de micro ou pequena empresa ou ainda é um microempreendedor individual – MEI, sabe da importância de atualizar a guia do Simples Nacional.
Você provavelmente já sabe também que, o pagamento dos tributos é fundamental a todos os empreendedores para ficar em dia com a Receita Federal e evitar problemas futuros.
Mas o que fazer no caso de atrasos na data do pagamento ou de extravio do boleto? É possível quitar débitos pendentes ou emitir a segunda via da guia de pagamento?
Sim! Saiba que é possível e mostraremos o passo a passo, assim como outras informações aqui neste artigo. Para ficar por dentro desse assunto, continue a leitura até o final.
Para saber como gerar o boleto ou como renegociar, o primeiro passo é entender o que é DAS.
O que é DAS?
DAS significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional e é um documento único que reúne os principais impostos que devem ser pagos por um empreendedor individual, micro ou pequena empresa.
Como o nome sugere, é uma arrecadação do regime tributário Simples Nacional e foi criada para facilitar a vida dos pequenos e médios empresários.
O valor arrecadado com esse imposto é automaticamente distribuído entre Município, Estado ou União, logo, você não precisará se preocupar com contas muito extensas ou processos trabalhosos. A ideia é facilitar a vida e ajudar as pessoas a empreenderem cada vez mais, não o contrário.
Esta categoria de arrecadação de impostos é simplificada. Ela permite que as micro e pequenas empresas, assim como os microempreendedores individuais, realizem a quitação de todos os tributos em uma única guia, facilitando a vida e a rotina do empresário.
DAS x DAS MEI
Há também uma distinção dentro do DAS. De um lado estão os micro e pequenos empresários, que contribuem de acordo com o seu faturamento.
Do outro lado estão os microempreendedores individuais que contribuem com um valor fixo mensal e possuem um limite de gastos por ano, que quando excedido gera cobranças extra.
E você entenderá a diferença na hora de emitir o se boleto a seguir.
Agora que você já sabe o que é DAS, vamos entender como gerar o boleto ou renegociar uma dívida?
Como gerar boleto do Simples Nacional?
Para que você consiga gerar e quitar este documento, será preciso seguir os seguintes passos:
- Acessar o site oficial do Simples Nacional pelo link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/ e buscar a opção PGDAS no lado direito da página.
- Lá você poderá optar para acessar com o Certificado Digital ou com o Código de Acesso. Caso não possua nenhum dos dois será necessário gerar o código de acesso.
- Acesse o Link para gerar o código de acesso: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/GeraCodigo.aspx.
- Guarde o seu código de acesso com segurança, pois ele sempre será solicitado para realizar quase todas as operações dentro do sistema do Simples Nacional.
- Quando já estiver com o código de acesso ou certificado digital, você deverá preencher os dados para efetuar o login no sistema. Os dados são: CNPJ de sua empresa, CPF do responsável e confirmação de segurança.
- Quando acessar o sistema é só seguir os passos e emitir o seu boleto. É bastante intuitivo e simples e não se preocupe.
- Após a confirmação, o boleto irá aparecer na tela e poderá ser impresso para pagamento em agências bancárias ou casas lotéricas ou por meio de internet banking, em computadores ou dispositivos móveis.Caso possua certificado digital o acesso será mais simples e a interface de emissão será a mesma.
Esses passos também servem para gerar a segunda via do boleto, caso necessário. Seguindo estes simples passos dentro do sistema você atualiza a sua guia do Simples Nacional.

Como emitir o boleto do MEI?
O DAS MEI ou simplesmente guia MEI é o documento utilizado para quitação dos impostos relacionados às atividades do microempreendedor individual.
Emitir o boleto do MEI é muito simples.
- Basta acessar o portal do empreendedor no link http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ disponibilizado pelo Governo Federal
- Clicar na opção “SERVIÇOS”, localizada em “JÁ SOU” à direita da página.
- Feito isso, você deve clicar em “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL” e em seguida na opção “BOLETO DE PAGAMENTO”.
- Agora é o momento de digitar o seu CNPJ e em seguida os caracteres de segurança, com isso, acessará o sistema e o seu boleto será gerado.
- Siga os passos e o imprima para efetuar o pagamento. Esses são os mesmos passos para gerar a segunda via do boleto, caso a primeira já esteja vencida.
Você também pode acessar direto pelo link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=2 e buscar a opção de PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI.
Como faço para negociar os meus débitos?
- Para negociar o MEI acesse a opção “JÁ SOU”, à direita da página inicial do portal do empreendedor e clique em “SERVIÇOS”.
- Em seguida escolha “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL” e por fim em “PARCELAMENTO”.
- Para negociar o DAS para micro e pequenas empresas, acesse o site do Simples Nacional no link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/ e escolha “PARCELAMENTO – SIMPLES NACIONAL”.
Ambos os portais permitem que você renegocie os seus débitos de forma simples e rápida. Lá aparecerá os valores atualizados com juros e correção monetária e todas as condições para o pagamento.
Analise com cautela para escolher a opção que realmente caiba no bolso para evitar ficar em débito com a Receita Federal.
Não se esqueça de pagar o DAS, programe um lembrete em seu celular para se lembrar de realizar esse pagamento tão importante.
Principalmente se você for MEI, pois o que pode ocorrer caso você não pague é ser desenquadrado do MEI e ser cobrado o retroativo em cima do seu faturamento. Já pensou?
Não deixe essa situação chegar a esse ponto. Se tiver em débito com o DAS MEI entre agora mesmo no sistema e negocie. As parcelas são bem acessíveis e te evitarão de entrar em um problemão com a Receita Federal.
Alguns empreendedores individuais chegam a ir à falência por conta disso. Leve a sério e assuma o controle de suas finanças. Caso necessário, peça ajuda a um contador ou escritório contábil para regularizar essa situação.
Dica para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Contabilizei
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp