Chamadas

“Simples Nacional” pode não ser tão simples. Veja por quê?

O Simples Nacional é um regime de tributação unificado que oferece como principal vantagem a simplificação na arrecadação de oito impostos e contribuições, com potencial redução de custos com tributos e processos para as empresas.

Contudo, apesar do “simples” do nome do regime de tributação, ele pode não ser tão fácil aplicação, dependendo do negócio. “Para muitas atividades, a simplificação nos processos de apuração e recolhimento dos tributos é grande. Mas para alguns produtos e operações, o Simples pode ser bastante complicado. Por exemplo, quando se trata de produtos sujeitos à tratamentos fiscais específicos, como a substituição tributária”, diz o professor do curso on-line gratuito “Simples Nacional” da FECAP, Tiago Nascimento Borges Slavov.

São várias as limitações e regras para adotar o Simples Nacional, sendo a principal o limite de receita anual de R$ 4,8 milhões. “Em geral, o Simples é vantajoso para a maioria das empresas que podem adotá-lo. Contudo, é necessário avaliar especialmente a rentabilidade do negócio, pois em períodos de baixa rentabilidade, por exemplo, outros regimes tributários como o Lucro Real podem ser mais vantajosos”, opina o especialista.

A opção pelo regime do Simples, formalizada na Receita Federal, é manifestada geralmente na constituição da empresa. Ou então, para a empresa que adota outro regime tributário, antes do início do ano fiscal.

Simples Nacional

O professor diz que a contratação de um profissional de contabilidade é mandatória, não pelo regime tributário em si, mas porque sem a contabilidade, por exemplo, não é possível apurar o lucro da empresa. Desta forma, não é possível avaliar, por exemplo, se outro regime tributário poderia ser mais interessante.

CURSO ON-LINE GRATUITO

As noções e exemplos sobre a apuração do Simples Nacional oferecidos curso on-line gratuito “Simples Nacional” são úteis para estudantes e profissionais que pretendem atuar na gestão das organizações. É um conhecimento útil para formação de preços, projeção de viabilidade econômica de um novo negócio, planejamento tributário e vários outros momentos importantes da organização.

O curso tem duração total de 4 horas/aula e oferece certificado de conclusão se o aluno obtiver o rendimento mínimo exigido na avaliação. As inscrições são feitas pelo link: http://www.fecap.br/curta-duracao/simples-nacional/.

O PROFESSOR

Tiago Nascimento Borges Slavov possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Sorocaba (2002), Mestrado em Controladoria e Contabilidade pelo Centro Universitário FECAP (2004) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Coordenador do NAF – Núcleo de Apoio Contábil Fiscal da FECAP.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Carnaval: O que é a Quarta-feira de Cinzas? É feriado?

Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre o que realmente é como funciona o feriado de Carnaval,…

13 horas ago

MEI: quais os benefícios que podem e não podem para a categoria

Cada vez mais é maior o número de pequenos negócios que são formalizados no Brasil.…

13 horas ago

Abandono de emprego: características e os direitos trabalhistas

O abandono de emprego pode ocorrer em algumas circunstâncias. Um dos motivos é a vontade…

14 horas ago

Programa Pé-de-Meia: calendário de pagamentos é divulgado

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (dia 28), a portaria com o cronograma…

16 horas ago

Como realizar a prova de vida do INSS em 2025

A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social…

18 horas ago

Previdência privada entra na Declaração de Imposto de Renda?

 A Receita Federal ainda não oficializou o prazo de envio das Declarações do Imposto de…

18 horas ago