Foto: ABR
No dia 1º de janeiro de 2022 entrou em vigor a nova classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a CID 11. Sendo assim, o Burnout passa a ser tratado de maneira diferente, onde as empresas deverão se atentar ao risco. Resumidamente falando, agora a síndrome de Burnout passa a ser considerada uma doença decorrente do trabalho.
Nas palavras do texto, a síndrome agora foi oficializada como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”. Já em seu texto anterior, a mesma ainda era considerada como um problema de saúde mental e um quadro psiquiátrico.
A síndrome de Burnout, diz respeito a um distúrbio ligado ao emocional que é o resultado de uma rotina de trabalho desgastante, exatamente por isso a doença também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional.
Dentre os principais sintomas da síndrome de Burnout temos:
Para a comprovação da doença será necessário juntar o máximo de documentos para dar entrada na perícia, sendo eles:
Assim, o médico e psicólogo devem emitir laudos detalhando todo o problema e informando o período de afastamento do trabalho. Vale lembrar que o prazo de até 15 dias de ausência o salário será mantido pela empresa.
Todavia, caso o período de afastamento seja superior a 15 dias, o trabalhador poderá dar entrada junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para dar entrada no auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Se antes a síndrome de Burnout já era algo preocupante, agora a doença se torna uma fator de risco jurídico e financeiro para as empresas. Sendo necessário trazer elementos para conseguir ter consciência e rapidez na prevenção da doença.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…