Photo by @rawpixel.com / freepik
Depois de cinco anos consecutivos de queda, o PIB (Produto Interno Bruto) da indústria da construção registrou crescimento de 1,6% em 2019, na comparação com 2018, anunciou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, o setor foi um dos que “puxaram” para cima o resultado do PIB nacional, que aumentou 1,1% no ano passado.
Já na comparação com o terceiro trimestre, o PIB da construção caiu 2,5% no quarto trimestre. Em relação ao quarto trimestre de 2018, houve crescimento de 1%, terceira elevação depois de 20 quedas trimestrais consecutivas.
De acordo com o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, o resultado do PIB da Construção em 2019 acabou ficando abaixo do crescimento projetado para o ano passado, de 2%, principalmente por três fatores: “os esperados investimentos em infraestrutura não se concretizaram, resultando em um volume de obras reduzido; as contratações do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida refluíram por conta da redução dos recursos do governo; e registraram-se poucas novas obras imobiliárias, à exceção de São Paulo e algumas outras capitais.”
De acordo com o IBGE, o PIB de Atividades Imobiliárias registrou crescimento de 2,3% em 2019, na comparação com o ano anterior. No quarto trimestre, o segmento teve aumentos de 0,3%, na comparação com o trimestre anterior, e de 1,5% em relação ao mesmo período de 2018.
Já a taxa de investimento em 2019 foi de 15,4% do PIB, apenas ligeiramente acima da registrada em 2018 (15,2%). “O nível de investimento ainda seguiu muito baixo, o que reforça a necessidade de novas reformas econômicas, mais concessões, parcerias público-privadas e privatizações, estímulos à vinda de capitais externos e maior facilidade para realização de negócios no país”, comenta Zaidan.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…