O Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen) reúne recursos de tecnologia da informação, para auxiliar o trabalho desenvolvido pelo Banco Central. Através desse sistema, é possível obter informações sobre cotações de moedas, indicadores econômico-financeiros, além de relatórios financeiros de empresas, por exemplo.
Mas você sabia que é possível se cadastrar no Sisbacen, para ter acesso a esses relatórios? Isso é possível tanto para os órgãos e entidades do Poder Público, quanto para as empresas e contribuintes, conforme as regras de sigilo das informações. Então, continue conosco e veja como se registrar e quais informações é possível obter.
O que é Sisbacen?
Esse sistema está atrelado ao Banco Central e, através dele, são coletadas, registradas e armazenadas as informações sobre as operações financeiras e bancárias que são realizadas no país.
Dentro do Sisbacen existe o SCR (Sistema de Informação de Crédito do Banco Central), que é responsável por reunir informações sobre operações de crédito, financiamentos, investimentos e empréstimos. Todos esses dados são enviados ao Banco Central pelas instituições financeiras mensalmente.
Sendo assim, o cidadão pode se beneficiar do SCR para saber quais são os seus relacionamentos ativos no sistema financeiro. Isso ajuda a ter maior controle sobre a sua vida financeira.
Quais informações posso consultar?
O sistema disponibiliza vários relatórios para empresas, contribuintes, além de órgãos e entidades do Poder Público. Assim, dentre os principais serviços do Sisbacen estão:
Para pessoa física
- Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome;
- Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos;
- Indicação das suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros;
- Consulta a dívidas inscritas em seu nome no Cadin Federal;
- Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou;
- Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de Inexistência de contas em bancos.
Para pessoa jurídica
- relatórios de empréstimos e financiamentos,
- relatório de contas e outros relacionamentos em bancos,
- relatório de Câmbio de transferências internacionais,
- relatório Dívidas com o setor público federal (Cadin),
- Registro Declaratório Eletrônico (RDE), etc.
Como acessar?
Para ter acesso a essas informações, é necessário ser brasileiro e possuir CPF ou CNPJ. Então, acesse o site do sistema Sisbacen para se registrar e escolha uma das seguintes opções de acesso:
- Pessoa física; jurídica ou MEI/Empresário Individual;
- Usuário da administração pública federal;
- Usuário institucional ou especial sujeito à celebração de contrato;
- Outras instituições, não sujeitas à celebração de contrato;
Depois, você será direcionado ao à plataforma Registrato onde deve informar seus dados pessoais ou CNPJ. Vale ressaltar que, para pessoa jurídica, é necessário possuir certificado digital (e-CPF) do tipo A1 ou A3. Outra opção é acessar o aplicativo do seu banco pelo tablet ou celular e procurar a opção “Registrato” para obter o PIN de acesso. Isso também vale para pessoas físicas.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp