Professora Eliane Conconi conversa com alunos em sala de aula da escola Thomaz Rodrigues Alckmin, no primeiro dia de retorno das escolas do estado de São Paulo para atividades extracurriculares em meio ao surto de coronavírus (COVID-19) em São Paulo, Brasil 7 de outubro de 2020 . REUTERS / Amanda Perobelli
Até 12/10, as escolas da rede estadual e municipal de Minas Gerais aplicarão as provas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).
A iniciativa é uma política pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para promover a qualidade e a equidade da educação.
A diretora de Avaliação dos Sistemas Educacionais da SEE/MG, Núbia Vieira de Souza destaca que: “As avaliações buscam analisar todas as dimensões do sistema educacional da rede pública estadual. Elas avaliam os resultados alcançados em sala de aula, na escola e no sistema; na ação docente, no gerenciamento escolar e nas políticas públicas para a educação, e no nível de aprendizagem, na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio”.
O Simave está dividido em duas avaliações: o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que contará com a participação de alunos da 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, e o Programa de Avaliação de Alfabetização (Proalfa), em que alunos na 2ª série do ensino fundamental farão o teste.
Para que os alunos entendam e participem do exame, diversas unidades de ensino realizam diversas ações de mobilização, como divulgação da data de aplicação das avaliações à comunidade escolar, envio de mensagens digitais e impressas, bilhetes e cartazes. Além de publicações nas redes sociais.
Na Escola Estadual Padre Rogério Abdala, no município de Monsenhor Paulo, os testes serão aplicados nesta terça-feira (30/11) e a mobilização foi grande, afirmou Rosiane.
“Usamos muito as redes sociais e os professores que são representantes de turma também fizeram esse elo com os alunos. No dia da prova, vamos fazer um lanche especial. Também trabalhamos com os estudantes a nota atual da escola e mostramos que é importante sempre aumentar e não diminuir. Sempre mostrando que a participação deles é muito importante”.
Na unidade de ensino, a avaliação é realizada por alunos da nona série do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. Na Escola Estadual Monsenhor José Guimarães Fonseca, em Três Corações, os alunos também participaram do esforço de mobilização.
A diretora Vera Lúcia de Oliveira Rezende explica que, “A mobilização foi realizada por meio de vídeos produzidos pelos alunos incentivando os colegas. A equipe pedagógica divulgou cartazes informativos e motivacionais nas redes sociais e enviou bilhetes aos responsáveis informando sobre a importância da participação dos estudantes”.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…