As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam terça-feira, dia 21 de janeiro de 2025, são milhares de vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
O Sisu é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio dele as universidades públicas oferecem suas vagas e selecionam os estudantes para os cursos de nível superior.
Se você sonha em estudar em uma universidade pública, sua principal forma de acesso é o Sisu, utilizando a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Escolher a sua universidade e o seu curso com calma e sabedoria é indispensável.
Sisu 2025
Em 2025 o Sisu está ofertando 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo país. Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2024, podem ingressar em universidades federais e estaduais de todo Brasil.
Faltam poucos dias para o resultado, escolher com sabedoria é fundamental. Se a sua primeira opção estiver muito distante da realidade, é fundamental ter estratégia para não perder a oportunidade.
Muitos estudantes vão para outros estados em busca de um ensino melhor ou por conta da nota de corte ser menor. É preciso estar acompanhando a nota de corte e, em alguns casos, escolher uma universidade mais distante de casa pode ser a melhor opção.
As 7 melhores universidades públicas do Brasil
Algumas das universidades públicas brasileiras estão entre as melhores do mundo, liderando o QS World University Rankings 2025 na América Latina. Como o Sisu tem como objetivo o ingresso em universidade públicas, conhecer as melhores instituições pode te ajudar.
Confira abaixo as sete melhores universidades do Brasil:
- Universidade de São Paulo (USP) – 1º lugar do Brasil e 2º lugar da América Latina.
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 2º do Brasil e 9º da América Latina.
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 3º do Brasil e 10º da América Latina.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP) – 4º do Brasil e 15º da América Latina.
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 6º do Brasil 24º da América Latina.
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – 7º do Brasil e 28º da América Latina.
- Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) – 8º do Brasil e 29º da América Latina.
A QS divulga anualmente seu ranking com as melhores universidades do mundo, sendo reconhecido por diversas universidades brasileiras e do exterior. O ranking de 2025 contou com mais de 1.500 universidades em 105 sistemas de ensino superior diferentes.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp