Negócios

soft skills: Impacto positivo de emoções no ambiente de trabalho

No mundo profissional altamente competitivo em que vivemos, não basta ter um currículo recheado de experiências e habilidades técnicas. Cada vez mais, empresas e recrutadores valorizam um conjunto de competências conhecidas como soft skills, que englobam habilidades sociais e emocionais. Duas delas se destacam como essenciais para o sucesso profissional: empatia inteligência emocional.

A empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar sentir o que ele está sentindo, e a inteligência emocional, a habilidade de reconhecer e gerenciar nossas próprias emoções e as emoções dos outros, têm se mostrado determinantes para a ascensão na carreira e o estabelecimento de relacionamentos positivos no ambiente de trabalho.

Segundo Alice Salvo Sosnowski, especialista em soft skills, ambas as emoções são cruciais para o ambiente de trabalho atual, desempenhando um papel fundamental na capacidade de lidar com situações de estresse e pressão, além de auxiliar na resolução de conflitos e na tomada de decisões mais equilibradas. 

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A empatia, entendida como a habilidade de compreender outras pessoas, é uma característica presente nos principais líderes e é uma forma de lidar com colaboradores criando uma conexão necessária nas atuais relações de trabalho”, explica. Sem elas, os profissionais tornam-se pessoas difíceis de se relacionar, que não compreendem o ponto de vista alheio e não conseguem chegar a soluções conjuntas satisfatórias. 

Isso faz com que o profissional perca contratos, trabalhos e tenha relações conflituosas com seus colegas, superiores ou subordinados. Ou seja, torna o trabalho bem difícil de ser realizado”, ressalta.

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Para a especialista, essas soft skills podem e devem ser aplicadas em diversas situações do cotidiano profissional. A empatia pode ser aplicada por meio da escuta ativa e na compreensão de outros pontos de vista. Já a inteligência emocional ajuda na promoção de diálogos, o que evita conflitos.

Imagem: freepik

Como orientadora de habilidades comportamentais, já presenciei e ajudei diversos profissionais nessas ‘conversas difíceis’. Uma delas foi no término de uma sociedade, onde tivemos que colocar na mesa todas as diferenças dos três sócios e achar pontos em comum para que a empresa fosse fechada sem prejuízos financeiros, morais e emocionais. Foi um momento difícil, mas que foi contornado com o uso de técnicas e estratégias para a comunicação”, conta a mentora em habilidades interpessoais voltadas para o mercado de trabalho.

Contudo, desenvolvê-las não é uma tarefa fácil. É necessário autoconhecimento e disposição para aprimorar essas competências, pois ao entender seus próprios valores, crenças e emoções, o profissional dá um passo à frente para compreender o outro e desenvolver relações empáticas e saudáveis. “É claro que o autoconhecimento é desafiador, mas tem a vantagem de ser iniciado em qualquer idade, além disso, não tem fim, pois somos seres dinâmicos“, completa.

Confira algumas dicas valiosas para aprimorar suas habilidades de empatia e inteligência emocional:

Pratique a escuta ativa.

Preste atenção ao que as pessoas estão dizendo e tente entender o ponto de vista delas.

Coloque-se no lugar do outro

Tente entender como a outra pessoa se sente em relação a determinada situação.

Seja mais observador

Preste atenção nas expressões faciais e na linguagem corporal das pessoas.

Controle suas emoções

Tente controlar seus sentimentos e não deixe que eles afetem suas decisões.

Pratique a comunicação não violenta

Aprenda a se comunicar de forma clara e objetiva, sem agredir as outras pessoas.

Busque ajuda profissional

Se você está com dificuldades para desenvolver a empatia e inteligência emocional, busque ajuda de um profissional.

Por Alice Salvo Sosnowski, fundadora da consultoria O Pulo do Gato e autora do livro “Empreendedorismo para Leigos”.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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