Fique Sabendo

Solicitação aprovada: Oportunidades e limitações das fintechs de crédito

O monopólio das grandes instituições financeiras está sendo quebrado pelas fintechs. Para os que não são familiarizados com o termo, vou explicar: trata-se de startups da área financeira que usam a tecnologia para oferecer serviços especializados, com benefícios tanto para os usuários quanto para o sistema financeiro, quebrando a hegemonia dos métodos tradicionais, como os bancos.  

Um levantamento da Distrito mapeou que entre 2016 e 2022 surgiram mais de 500 startups relacionadas ao setor financeiro, e hoje elas somam mais de 1.200, sendo mais de 70% no Sudeste do país. O estudo ainda mostra que a maioria (17,5%) está voltada a crédito, depois meio de pagamentos (14,4%) e backoffice (14,2%).  

Uma modalidade que vem crescendo é o empréstimo via limite do cartão de crédito. Destaco como principal oportunidade para quem precisa de dinheiro de forma segura, rápida e sem burocracias. Basta você ter um cartão de crédito em seu nome e verificar o limite disponível para solicitar o valor. Em certos casos, o dinheiro cai na conta em até meia hora.  

A vantagem disso perante as demais ofertas é justamente a facilidade. Em bancos, por exemplo, há uma série de trâmites burocráticos e sujeitos a uma aprovação que pode levar mais de uma semana.  

Muitas vezes, os clientes não conhecem essas fintechs e ficam com medo de caírem em golpes. É sempre bom buscar indicação de amigos e familiares que já tiveram uma boa experiência com esses locais, verificar o CNPJ da prestadora e olhar a avaliação em sites como Google e ReclameAqui, para adquirir confiança e solicitar o crédito.  

Prevejo que as fintechs ainda têm uma longa jornada para cativar os consumidores e conquistar sua confiança, mas ao perceber que elas são seguras e de fácil liberação, fugindo da burocracia dos bancos, irão conquistar uma parcela fiel de clientes. 

Por Hamilton Ribas, CEO da Limite na Hora

A Limite na Hora é uma empresa de empréstimos pessoais fundada em maio de 2021.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

5 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago