A hipertensão corre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg o famoso 14/9. Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Muitos brasileiros que sofrem com a pressão alta (hipertensão) têm dúvidas se podem pedir a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez.
Continue conosco e saiba mais sobre o assunto.
Quando o hipertenso pode solicitar auxílio doença ou aposentadoria por invalidez?
Devemos começar dizendo que cada caso deve ser analisado de forma individual, isso porque a pressão alta tende a não comprometer a vida laboral.
Porém existem casos, onde a hipertensão pode acarretar outros problemas de saúde como um AVC, por exemplo. Nesses casos muitas vezes acarretam sequelas deixando a pessoa impossibilitada de trabalhar neste caso ele pode sim requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez.
Em casos graves o INSS isenta o trabalhador de apresentar essa contribuição, em casos mais leves é comum que a previdência solicite a carência de 12 meses de contribuição.
Em relação ao auxilio doença, caso o cidadão precise passar por algum período de tratamento específico, onde fique claro para o INSS que o mesmo não poderá continuar exercendo suas atividades laborais temporariamente; há a possibilidade de requerer o auxílio-doença.
Como solicitar?
Antes de fazer a solicitação é muito importante reunir todos os documentos necessários que ajude a comprovar a incapacidade temporária ou permanente como:
DOCUMENTOS PESSOAIS:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência recente (últimos 30 dias)
- CTPS ( todas as carteiras que tiver)
- Carnês e comprovantes de recolhimento
- Número do PIS/NIT
DOCUMENTOS DE TRABALHO:
- Documentos médicos:
- Exames
- Laudos médicos (preferência de médico do trabalho ou público)
- Receituário
- Atestado e declarações médicas
- PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
- Provas de trabalho (quando não houver registro):
- Ficha de registro de empregado
- Folha de pagamento / holerites
- Extrato de FGTS
- Termo de rescisão contratual
- Sentença trabalhista
DOCUMENTOS DO INSS:
- CADSENHA
- CNIS (completo – vínculos e contribuições)
- Carta de Concessão e Memória de Cálculo
- Extrato de pagamentos (valor do último benefício)
- Requerimento administrativo / negativa do INSS
- Processo Administrativo – PA
Após reunir todos os documentos o segurado pode solicitar uma perícia médica através do site ou aplicativo MEU INSS ou no canal de atendimento da Previdência Social através do número 135.
- Fazer login no Meu INSS;
- Clicar na opção “Agendamentos/Solicitações”;
- Clicar em “Novo Requerimento”;
- Selecionar o serviço que você quer;
- Clicar em “Atualizar”;
- Conferir ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
- Informar os dados necessários para concluir o seu pedido.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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