Com o avanço da tecnologia, muitas mudanças foram feitas no mundo, a contabilidade segue se atualizando junto com os avanços tecnológicos, muitos livros que antes eram feitos manualmente, hoje são feitos digitalmente.
Por meio do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) muitas informações são prestadas, informações contábeis que antes eram feitas em livros de papel, hoje são enviadas digitalmente pelo SPED.
E a integrante do SPED, que substituiu diversos livros contábeis que eram feitos manualmente que nós vamos falar no artigo de hoje é a Escrituração Contábil Digital (ECD). Nós vamos te apresentar a nova versão da ECD.
Veja quais mudanças foram feitas pela nova versão da ECD, a versão 8.0.9 e se atualize.
O que é o SPED?
O SPED tem a finalidade de modernizar o sistema atual de cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores.
Para cumprir essa tarefa, o SPED utiliza a certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
O SPED foi instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, sendo considerado um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. Os principais objetivos deste sistema são os seguintes:
- Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais;
- Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores;
- Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.
O que é a ECD?
A ECD integra o projeto SPED e tem a finalidade de substituir a escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, portanto, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, alguns livros que antes eram feitos em papel, os livros são os seguintes:
- Livro Diário e seus auxiliares, se houver
- Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
- Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
Versão 8.0.9 do programa da ECD
A versão 8.0.9 do programa da ECD foi publicada no dia 29/10, veja a seguir quais alterações foram feitas:
- Correção do erro na validação dos registros I150, quando colocados fora da ordem cronológica no arquivo da ECD;
- Correção do erro de java na importação do Bloco K;
- Correção de erro na ordenação da DRE (impressão) até o leiaute 6;
- Melhorias no desempenho do programa no momento da validação.
Para ser direcionado para área de download da nova versão, clique aqui.
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