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As empresas precisam lidar constantemente com várias obrigações acessórias relacionadas à contribuição tributária.
Mas para facilitar a apresentação destas informações foi criado uma plataforma que faz o envio dos dados das empresas à Receita Federal.
Essa ferramenta ficou conhecida como SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
Porém, muitos empreendedores que estão começando seu negócio possuem dúvidas sobre como funciona esse sistema, então, se você quer saber mais sobre o SPED e quais são as obrigações acessórias, continue conosco.
Todas as informações federais, estaduais e municipais foram integradas pelo SPED, desta forma, as empresas podem contar com uma plataforma mais simples e sem muita burocracia.
Desta forma, houve uma redução considerável do número de documentos físicos que eram utilizados pelas empresas.
Isso também gera maior economia e garante agilidade aos procedimentos fiscais e contábeis necessários às empresas brasileiras.
Através deste sistema, é possível reunir todos os documentos que garantem a regularidade das empresas.
São eles:
É importante ressaltar a facilidade para o cumprimento das obrigações acessórias das empresas por meio do SPED.
Elas se tornaram digitais, então, destacamos três delas: a EFD; ECD e ECF. Veja a funcionalidade de cada uma:
Escrituração Fiscal Digital (EFD): ela passou a ser chamada de SPED Fiscal e deve ser apresentada todos os meses.
Desta forma, ela se divide em três tipos:
Escrituração Contábil Digital (ECD): substitui as escriturações manuais, como por exemplo, o Livro Diário; o Livro Razão; o Livro Balancetes Diários, Balanços, além das fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transmitidos.
As informações devem ser apresentadas até o último dia útil de maio.
Escrituração Contábil Fiscal (ECF): essa escrituração substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e também precisa ser apresentada anualmente até o último dia útil do mês de julho.
Todas as informações das escriturações devem ser informadas corretamente para evitar erros que possam prejudicar a empresa.
Então, para te ajudar você também pode contar com um profissional contábil que possui experiência em fazer as escriturações e utilizar o sistema SPED.
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Por Samara Arruda
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