Fique Sabendo

STF adia novamente o julgamento da Revisão do FGTS

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por mais uma vez adiar o julgamento referente à Revisão do FGTS. Para quem ainda não sabe, a ação diz respeito a uma mudança nos moldes de correção mensal do fundo, pois, a Taxa Referencial (TR) utilizada para isto não acompanha a inflação, de modo a prejudicar os trabalhadores com conta vinculada. 

A revisão do fundo é algo aguardado por muitos trabalhadores, em vista que o valor estimado para ser liberado já chega a marca de R$ 300 bilhões. Assim sendo, a ação pode trazer até R$ 10 mil de retorno aos trabalhadores, todavia, isto varia conforme saldo em conta e do tempo em que o cidadão deposita no FGTS

Intuito da revisão

A ideia da ação de revisão do fundo é alterar o modelo de correção monetária do fundo. Isto porque, a Taxa Referencial utilizada como base, não é nem um pouco vantajosa, dado que esta já está zerada a anos, de modo que inflação praticamente “engole” o dinheiro depositado na conta do trabalhador vinculada ao FGTS. 

Diante disso, a grande expectativa dos trabalhadores é que a TR seja substituída pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) cujo objetivo é medir o impacto da inflação no preço de produtos e serviços do mercado. Desta maneira, aplicando, em tese, uma correção justa nos valores do fundo. 

Quem pode solicitar a revisão

De maneira geral, todas as pessoas que trabalharam de carteira assinada em algum momento após 1999 podem solicitar a revisão. Cabe salientar que ação pode beneficiar até aqueles que já resgataram o valor integral ou parte do saldo presente no FGTS. 

No entanto, vale ressaltar que a ação tem uma probabilidade maior de ser mais vantajosa para trabalhadores que ficaram ou estão por longos períodos em um mesmo emprego. No caso de pessoas que intercalaram muito entre trabalhos, a revisão pode não valer a pena. 

De todo modo, é recomendado que você busque o acompanhamento de um advogado que saberá com mais efetividade avaliar esta questão junto a você.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

3 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

4 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

10 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

10 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

10 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

10 horas ago