Chamadas

STF: inadimplentes podem ser impedidos de fazer concurso público

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que afetará negativamente os cidadãos que pretendem fazer concurso público e estão com o nome sujo. A corte considerou como constitucional um dispositivo do Código de Processo Civil (CPC) que proíbe a participação em concurso e licitação pública de inadimplentes.

Também houve o julgamento da autorização em apreender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte.

O STF julgou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questionava o dispositivo. O relator foi o ministro Luiz Fux e a maioria do Plenário acompanhou seu voto. De acordo com o ministro, a adequação da medida deve ser analisada caso a caso, e qualquer abuso na sua aplicação poderá ser coibido mediante recurso.

Fux, ao votar pela improcedência do pedido, também destacou que a autorização genérica contida no artigo representa o dever do magistrado de dar efetividade às decisões e não amplia de forma excessiva a arbitrariedade judicial.

Além disso, também houve o destaque pelo relator que o juiz deve aplicá-la de modo menos gravoso ao executado, além de obedecer aos valores especificados da pessoa humana.

Leia também: 5 dicas importantes para quem pretende prestar concurso militar em 2023

Edson Fachin divergiu parcialmente de Luiz Fux

O ministro Edson Fachin discorda em parte com Fux, principalmente pelo fato de considerar inconstitucional a parte final do inciso IV.

O documento prevê a aplicação das medidas atípicas em ações que tenham por objeto prestação pecuniária. Todavia, Fachin defende que a situação seja computada apenas para devedores de alimentos. 

No que tange às demais dívidas, ele defende que o inadimplente não pode sofrer sanção que restrinja sua liberdade ou seus direitos fundamentais.

Leia também: Dependentes químicos têm direito a algum benefício do INSS?

Inadimplentes

Em dezembro de 2022 ocorreu a divulgação dos dados sobre endividamento da população brasileira. Os estudos são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Eles apontam que o percentual de inadimplentes atingiu 78,9% e o índice de pessoas que não terão condições de pagar as dívidas atingiu 10,9%.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

6 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

6 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

8 horas ago