Chamadas

Sua aposentadoria do INSS está diminuindo? Veja o que fazer

Muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem se queixando sobre a aposentadoria parecer que está diminuindo, tendo em vista que em muitos casos os segurados sentem que o poder de compra não é mais o mesmo nos últimos anos.

Ainda ocorre o fato de se lembrar que a aposentadoria tinha um valor muito superior ao valor pago no salário-mínimo, e que agora seu benefício não está mais tão longe do piso salarial.

O que fazer nesses casos?

Se você se encaixa nas reclamações expressas anteriormente, hoje explicaremos um pouco dos principais fatos que podem ser originários para essa sua queixa, e se essa condição pode ser analisada através de alguma revisão.

Os aposentados que vem sentindo esse impacto precisam realizar o cálculo do benefício junto as informações do CNIS para verificar se há algum erro no cálculo do benefício realizado pelo INSS.

No entanto, caso seu benefício esteja apenas se aproximando ao valor do salário mínimo, possivelmente você não terá direito à revisão. O fato ocorre porque o salário mínimo costuma ter um reajuste anual maior que a aposentadoria.

O ano de 2021 é uma exceção, em que o piso salarial teve um reajuste de 5,26% e as aposentadorias tiveram um aumento de 5,45%, logo, a aposentadoria tendo um reajuste maior que o salário mínimo, mas isso na maioria das vezes não acontece.

Sendo bem sincero, isso raramente acontece, em vias de regra o salário mínimo conta com uma correção maior do que a da aposentadoria, logo, com o passar dos anos é comum que seu benefício fique cada vez mais próximo do salário mínimo.

No entanto, infelizmente não há nada que possa ser feito, isso porque o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) no tema 996 decidiu que as aposentadorias não estão vinculadas a correção do salário mínimo.

A única relação dos benefícios do INSS e o salário mínimo, diz respeito a legislação que impõe que nenhum benefício do instituto possa ser menor que o salário mínimo.

Logo, a melhor atitude que qualquer pessoa pode se tomar é realizar um planejamento de aposentadoria melhor, escolhendo qual regra será possível para não se arrepender futuramente.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

14 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

16 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

21 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

21 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

22 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

22 horas ago