Imagem: freepik
Quando uma empresa começa a crescer, seu fluxo operacional fica naturalmente mais complexo.
Surge a necessidade que tudo deve estar alinhado de modo que as atividades sejam cumpridas independentemente de quem está na operação naquele momento.
Este é um mindset de crescimento, a “arte da delegação”.
Fábio Câmara, fundador e CEO da multinacional brasileira FCamara, destaca as quatro fases da autonomia de uma empresa e qual o mindset correto em cada uma das fases.
“As autonomias significam aquilo que você consegue fazer com a infraestrutura e a capacidade de endividamento que se tem no momento, por isso, a falta de uma correta compreensão sobre o que se pode fazer tipicamente provoca enormes dificuldades”, destaca Fábio.
Confira
Esse conceito vale, especialmente, para quem está começando.
“Estabeleci que nenhuma proposta comercial da empresa deveria levar mais de duas horas para estar pronta. Esse tempo seria mais do que suficiente para revisar o escopo, o cronograma e os valores. Caso ultrapassasse esse período, saberíamos que aquilo não era para nós”, conta.
Antes de dar grandes saltos em seu planejamento, avalie também sua disponibilidade de capital intelectual e utilize apenas o que já tem “em casa”.
Leia também: Conheça As Diferenças Entre Mindset Progressivo E Fixo
Comece essa jornada com projetos possíveis e viáveis, do tipo que você ofertaria para amigos próximos. Poupar energia nessa caminhada é o que ajudará a sua empresa a sair da fase da autonomia da sustentação para a de ação e, somente a partir daí, passar a se envolver em projetos mais elaborados e que dependam de mais preparo e estruturação.
Esse é um critério fundamental para qualquer ação. Não adianta desperdiçar tanto tempo tentando elaborar um plano muito detalhado, cheio de especificidades. Quanto mais simples e claro, melhor ele será assimilado e vivido pelo time.
“Minha própria experiência me mostrou que a objetividade contribui para o engajamento da equipe, ao tornarem mais plausíveis e palpáveis as ações a serem realizadas”, reforça Câmara.
Ao contrário do que muitas pessoas defendem, Fábio afirma que não vê sentido em gastar dinheiro para divulgar serviços de uma empresa que ainda não tem o pilar mais importante da sua existência (a consciência do seu próprio core business), seus próprios clientes e resultados.
Leia também: Mudança De Mindset É A Chave Para O Sucesso
Essa é uma etapa em que tudo o que existe está no campo da imaginação; só há senso de realidade baseado em experiências concretas.
“Na minha visão, o caminho natural de crescimento de uma organização deveria começar em pequenos círculos de amizade. É dentro dessa relação que podemos ofertar serviços e testar retornos honestos e transparentes, pois se um amigo diz que minha companhia está errando em algo, eu consigo administrar o problema e buscar soluções sem me expor para todo o mercado”, finaliza o CEO.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…